Android Geek
O maior site de Android em Português

MediaTek revela o chipset Helio P65 com algumas melhorias sobre os anteriores P60 e P70

No entanto, o chipset vem com núcleos de CPU mais rápidos, além de uma unidade de processamento neural melhorada (NPU).

O fabricante de chipsets de Taiwan, MediaTek anunciou um novo chipset apelidado de Helio P65. O novo chipset é muito semelhante ao Helio P70, mas não é um upgrade muito grande em relação ao P70 ou ao antigo Helio P60. No entanto, o chipset vem com núcleos de CPU mais rápidos, além de uma unidade de processamento neural melhorada (NPU).Helio P65 Em termos de arquitetura, o SoC (Systems-on-Chipset) da MediaTek Helio P65 tem um CPU com dois núcleos ARM Cortex-A75 e seis núcleos Cortex-A55 numa configuração octa-core. Em comparação, os modelos Helio P60 e P70 apresentam quatro Cortex-A73 e quatro Cortex-A53. Detalhes divulgados pela ARM mostram que o Cortex-A75 é cerca de 22% mais rápido que o A73. Por outro lado, o Cortex-A55 também é cerca de 18% mais rápido que o A53. Assim, espera-se que o novo chipset produza um desempenho de encadeamento único maior que os seus antecessores. Não esperamos a mesma melhoria no desempenho de vários núcleos, pois provavelmente ele terá um desempenho inferior ao do Helio P60 / P70, devido à diferença na proporção de bugs e núcleos pequenos.Helio P65 vs Helio P70 O novo Helio P65 não tem o poder de um chipset de gama média superior, mas, na melhor das hipóteses, um para modelos de baixo custo médio ou de gama baixa, como pode ser visto em outros recursos. O SoC usa o GPU Mali-G52 em vez do mais potente Mali-G72 encontrado no P70. O chipset também vem com suporte para 1 GB de RAM LPDDR4X e só se pode ligar ao armazenamento eMMc 5.1 e não ao mais rápido armazenamento flash UFS 2.1. Helio P65 vs Helio P70 Além disso, o Helio P65 suporta até um sensor de câmara única de 48MP e um máximo de 16MP + 16MP configuração de câmara dupla. Também pode ter fotos em bokeh com uma câmara única ou dupla e também vem com Redução de Ruído Multi-Frame. A MediaTek também diz que o P65 é duas vezes mais rápido que o chipset Helio em NPU. O chipset também é 30% mais rápido do que o chipset “concorrente directo”.

Helio P65 vs Helio P70

Para codificação de vídeo, o chipset suporta o formato H.265 e possui Estabilização electrónica de Imagem e Compensação de Obturador de Rolagem (RSC). O chipset suporta apenas a gravação de vídeos até 1080p / 60, pois não há suporte para gravação de vídeo 4K. Há também um ISP mais seguro que promete um rápido desbloqueio facial baseado em câmara.
Helio P65 vs Helio P70
A MediaTek não revelou nenhum detalhe sobre o processo de fabrico do novo chipset. No entanto, podemos tomar uma sugestão do Helio P60, P70 e P90 para adivinhar que o chipset é construído no acerto de 12nm FinFET da TSMC.

 

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais