MediaTek com 39% no mercado global de chips de smartphones

No entanto a MediaTek domina o mercado de chipsets de smartphones com uma quota de 39%. Impulsionada pela série Helio G e pela série Dimensity 700, a MediaTek lidera no segmento de preços grossistas de gama baixa.

De acordo com um relatório recente da agência de pesquisa de mercado, a Counterpoint, no segundo trimestre, a MediaTek beneficiou de envios de chips de gama média a baixa de 4G e 5G mantendo um nível elevado, com uma quota de mercado global de 39%. No entanto, as receitas provenientes de chips de telemóvel não são tão elevadas. A Qualcomm continua a ser a primeira do mundo e a MediaTek em terceiro lugar.

No entanto a MediaTek domina o mercado de chipsets de smartphones com uma quota de 39%. Impulsionada pela série Helio G e pela série Dimensity 700, a MediaTek lidera no segmento de preços grossistas de gama baixa. As remessas da MediaTek no segundo trimestre de 2022 diminuíram ligeiramente face ao trimestre anterior, devido às encomendas mais baixas das principais OEMs chinesas. A Qualcomm teve uma participação de 29% no trimestre. A Qualcomm manteve a sua posição no segmento topo de gama, apesar de uma situação macroeconómica difícil e de um mercado de smartphones em declínio.

MediaTek com 39% no mercado global de chips de smartphones 1

MediaTek com mais chips enviados, mas com menos receita

Noutros aspetos de envios de chips para telemóveis, a Apple ficou em terceiro lugar com uma quota de 14%, Ziguang Zhanrui em quarto lugar com uma quota de 11%, a Samsung ficou em quinto lugar com uma quota de 6%, e a Huawei Hisilicon ficou em sexto lugar com uma quota de 0,4%.

A Qualcomm domina o mercado AP com uma quota de 44% em termos de receitas no segundo trimestre de 2022. A quota da Qualcomm cresceu 56% ao ano no segundo trimestre de 2022, devido a uma maior mistura de prémios que levou ao crescimento do ASP (preço médio de venda). Além disso, a recente parceria da série Galaxy S22 da Qualcomm e da Samsung irá suportar receitas premium. A MediaTek detém uma quota de 22% no mercado AP. A Qualcomm ganha ainda mais receitas com envios para a Apple. As receitas da MediaTek foram impulsionadas por um ASP 5G mais elevado e pela entrada da série Dimensity 9000 no segmento premium.

Noutros aspetos da receita de chips de telemóvel, a Apple ficou em segundo lugar com uma quota de 23%, a MediaTek ficou em terceiro lugar com uma quota de 22%, a Samsung ficou em quarto lugar com uma quota de 8%, Ziguang Zhanrui ficou em quinto lugar com uma quota de 3%, e a Huawei Hisilicon ficou em sexto lugar com uma quota de 1%.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!