Malware mascarado do Facebook lite, aterroriza Android

O Facebook é aquela aplicação "pesada" que bloqueia a grande maioria dos equipamento, mas que hoje em dia já ninguém passa sem ela. A pensar nos utilizadores com equipamentos mais "ligeiros", a empresa do Sr Mark Zuckerberg disponibilizou uma versão "lite" para o sistema Android, sim estamos a falar do Facebook Lite, a aplicação foi  desenhada para equipamentos de baixa  performance ou de países com redes móveis mais fracas.

Um grande problema é facto da aplicação não se encontrar disponível em todos os países na Google Play. Com uma procura elevada da aplicação, muitos utilizadores recorrem a sites de terceiros de modo a obter o apk para instalarem nos seus equipamento, o que obviamente traz riscos.

E como quando existe procura, existe oportunidade, cybercriminosos desenvolveram uma versão alterada da aplicação que funciona como um malware, roubando dados dos utilizadores, para posteriormente os reenviar para servidores chineses.

Entre as informações roubadas estão o ID e modelo do equipamento, bem como o endereço MAC, e localização do utilizador.


equipamentos igualmente "lite"

 

Relacionado:  OPPO revela mapa de atualizações da ColorOS 11 global, para junho de 2021
Não fosse isso mau o suficiente, a aplicação ainda instala outras aplicações de terceiros sem autorização. Por isso, voltamos a referir que todo o cuidado é pouco quando vamos instalar aplicações fora da Google Play Store.

Mesmo assim fica aqui o link para fazerem o download do Facebook Lite, "oficial" diretamente da Google Play.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!