Android Geek
O maior site de Android em Português

Como (e quando) limpar a cache ou dados no Android

A solução por excelência para qualquer problema que possam imaginar. Não funciona bem?

Mas uma vez a chegar lá, estamos no centro do assunto. Aqui é onde podemos ver cada aplicação instalada no nosso telefone ou tablet.

Todos os smartphone Android possuem um gestor de aplicações que podemos aceder no menu de configurações. Geralmente está no nível superior em algum local, embora possa variar um pouco de telefone para telefone. Mas uma vez a chegar lá, estamos no centro do assunto. Aqui é onde podemos ver cada aplicação instalada no nosso telefone ou tablet. E é um lugar muito útil para fazer uma boa limpeza, se houver necessidade.

Como (e quando) limpar a cache ou dados no Android 1

Limpar a cache das aplicações

À medida que vamos a usar as aplicações, elas começam a armazenar ficheiros para futuras referências. Esses ficheiros são armazenados na cache da aplicação. Por exemplo: quando estivermos a usar a aplicação do Facebook, ele guarda as imagens e outras peças das histórias que vimos, de modo que não necessitarem de fazer download da próxima vez que abrirmos a aplicação. Isso economiza tempo e dados.

Mas talvez queira limpar os dados em cache de uma aplicação, seja para recuperar algum espaço usado ou para tentar corrigir algum erro que a aplicação está a dar. É nesse tal gestor que o podemos fazer. Basta tocar na aplicação e em seguida, tocar no botão “Limpar cache”.

Na próxima vez que usar a aplicação, ela irá fazer download de tudo o que necessita, tal como fez na primeira vez que a usou. Limpar os dados em cache não limpa outros dados, como logins ou jogos salvos.
Isso costuma resolver alguns problemas, especialmente quando uma aplicação extrai o seu conteúdo de um site que está sempre a alterar e/ou adicionar conteúdo. Se isso não funcionar, vá para a próxima etapa.

Limpar dados ou redefinir uma aplicação

Limpar os dados da aplicação é um pouco mais drástico. Aqui está a limpar o cache, mas também a apagar todas as configurações que acompanham essa aplicação. Basicamente estamos a iniciar essa aplicação, desde o início, e ela se comportará como aconteceu pela primeira vez que a instalamos. Este é geralmente um tipo de recurso de último recurso. Se limpar os dados da aplicação, por exemplo da aplicação do Facebook, necessitará fazer o login novamente. Se limpar os dados de um jogo, voltaremos ao seu início, como se nunca tivesse jogado.

Quando limpar a cache ou os dados?

Quando devemos limpar a cache de uma aplicação manualmente? Existem grandes hipóteses de nunca precisar de o fazer. Mas, se uma aplicação começar com comportamento estranho ou lenta, deveremos começar por Limpar a cache.

E se um aplicação realmente se “passar”, ou se quiser começar do zero, pode sair e limpar os seus dados e começar de novo desde o início. Basta tocar no botão “Limpar dados”. Vai receber um aviso a perguntar se é realmente aquilo que quer fazer. Basta confirmar e está feito.

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link