Android Geek
O maior site de Android em Português

LightsOut: Milhões de utilizadores contaminados por 22 aplicações, entretanto removidas, da Play Store

Os pesquisadores da CheckPoint detectaram um novo tipo de roaming de adware na Google Play, a loja de aplicações oficial do Google. Os scripts suspeitos substituem a decisão do utilizador de desactivar os anúncios que aparecem fora de um contexto legítimo e, em muitas aplicações, esconde o seu ícone para dificultar os esforços para removê-lo. Esta é uma actividade puramente mal-intencionada, pois não tem outro propósito possível além de eludir o utilizador.

Conhecido como LightsOut, o código escondeu-se em 22 aplicações diferentes de lanterna, e alcançou uma propagação de entre 1,5 milhão e 7,5 milhões de downloads. O seu propósito? Gerar receitas de anúncios ilegais para os seus perpetradores à custa de utilizadores desavisados.
LightsOut
O engano foi de grande alcance na sua interrupção para o utilizador. Alguns utilizadores repararam que foram forçados a clikar em anúncios para atender chamadas e executar outras actividades no seu dispositivo. Na verdade, outro utilizador informou que a actividade do anúncio mal-intencionado continuou mesmo depois de comprar a versão premium da aplicação, levando o abuso a um nível totalmente novo.

A Check Point entretanto notificou a Google sobre todos essas aplicações, que prontamente as removeu da Google Play Store.

Foi contaminado com alguma aplicação, que teve este sintoma? Qual foi?

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉
Fonte checkpoint

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link