Android Geek
O maior site de Android em Português

LightsOut: Milhões de utilizadores contaminados por 22 aplicações, entretanto removidas, da Play Store

Os pesquisadores da CheckPoint detectaram um novo tipo de roaming de adware na Google Play, a loja de aplicações oficial do Google. Os scripts suspeitos substituem a decisão do utilizador de desactivar os anúncios que aparecem fora de um contexto legítimo e, em muitas aplicações, esconde o seu ícone para dificultar os esforços para removê-lo. Esta é uma actividade puramente mal-intencionada, pois não tem outro propósito possível além de eludir o utilizador.

Conhecido como LightsOut, o código escondeu-se em 22 aplicações diferentes de lanterna, e alcançou uma propagação de entre 1,5 milhão e 7,5 milhões de downloads. O seu propósito? Gerar receitas de anúncios ilegais para os seus perpetradores à custa de utilizadores desavisados.
LightsOut
O engano foi de grande alcance na sua interrupção para o utilizador. Alguns utilizadores repararam que foram forçados a clikar em anúncios para atender chamadas e executar outras actividades no seu dispositivo. Na verdade, outro utilizador informou que a actividade do anúncio mal-intencionado continuou mesmo depois de comprar a versão premium da aplicação, levando o abuso a um nível totalmente novo.

A Check Point entretanto notificou a Google sobre todos essas aplicações, que prontamente as removeu da Google Play Store.

Foi contaminado com alguma aplicação, que teve este sintoma? Qual foi?

Fonte checkpoint

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais