Laboratório de 5G e IA com investimento da Huawei inaugurado em Portugal

Esperam-se também benefícios desta tecnologia a nível mundial, com um impacto de 1,08 triliões de dólares no PIB em 2030, refere a consultora PwC. EA sua infra-estrutura, dedicada ao desenvolvimento de 5G e Inteligência Artificial (IA), está a ser implementada na sequência do protocolo assinado em 2020 entre as três instituições, com o objectivo de apoiar a indústria na criação, em parceria com o meio académico, de soluções fiáveis para diferentes sectores, a fim de assegurar uma transição bem sucedida para a sociedade digital em Portugal.

Como resultado da parceria entre a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações, o Centro de Fiabilidade de Redes 5GAIner – 5G + IA foi inaugurado a 16 de Novembro pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, numa cerimónia realizada na Universidade de Aveiro.

Incorporando o compromisso da Huawei com a inovação em Portugal e no contexto dos seus fortes laços com o mundo académico do país, este laboratório impulsiona a transição digital, um passo decisivo para a economia portuguesa – segundo um estudo publicado este ano pela Deloitte, 17 mil milhões de euros de crescimento económico em Portugal até 2035 serão devidos às inovações introduzidas pela rede 5G. Esperam-se também benefícios desta tecnologia a nível mundial, com um impacto de 1,08 triliões de dólares no PIB em 2030, refere a consultora PwC.

EA sua infra-estrutura, dedicada ao desenvolvimento de 5G e Inteligência Artificial (IA), está a ser implementada na sequência do protocolo assinado em 2020 entre as três instituições, com o objectivo de apoiar a indústria na criação, em parceria com o meio académico, de soluções fiáveis para diferentes sectores, a fim de assegurar uma transição bem sucedida para a sociedade digital em Portugal. Esta colaboração permitirá à comunidade portuguesa de investigação e desenvolvimento (I&D) testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que possam ser explorados para as actividades de inovação e desenvolvimento da indústria.

Laboratório de 5G e IA com investimento da Huawei inaugurado em Portugal 1
Rui Aguiar, Director Laboratório 5Gainer, José Carlos Pedro, Director do IT, Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Tony Li, CEO Huawei Portugal

Presente na cerimónia, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, salientou que “é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do know-how da Universidade de Aveiro e das TI para a criação de um campo experimental na área das telecomunicações”. “Esta iniciativa Huawei é um projecto relevante para as gerações futuras”, disse Manuel Heitor, reconhecendo “o papel da Huawei neste investimento tecnológico que irá posicionar Portugal globalmente”.

“Reunindo a experiência global da empresa em tecnologia de quinta geração e o know-how das duas instituições do sistema científico-tecnológico da região, “é essencial que trabalhemos juntos para desenvolver novos modelos no ecossistema digital”, comenta Tony Li, CEO da Huawei Portugal”. “Este investimento da Huawei em Portugal, não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”, assegura o CEO.

Importa ainda destacar que “a transição digital exige a exploração e experimentação contínua de novas soluções para os diferentes sectores, idealmente em colaborações que envolvam a indústria, a academia e a sociedade”, refere Paulo Jorge Ferreira, Reitor Universidade de Aveiro. “A parceria em curso irá beneficiar a comunidade e fomentar a criação de valor acrescentado e competitividade das empresas através da criação de conhecimento científico, partilha de novas experiências e concepção de modelos empresariais inovadores”, diz José Carlos Pedro, Presidente do Instituto de Telecomunicações.

Laboratório de 5G e IA com investimento da Huawei inaugurado em Portugal 2

O Centro de Fiabilidade de Redes 5G + IA integra uma vasta gama de intervenientes. Com o objectivo de satisfazer as principais necessidades do mercado, e para além de todo o equipamento doado, a Huawei está a financiar o arranque deste projecto.

Dado o âmbito e o impacto internacional das actividades de várias indústrias no ecossistema da quinta geração, o investimento da Huawei na região irá testar conceitos em diferentes mercados verticais, avaliar a sua fiabilidade, e permitir a investigação de estruturas de rede 5G para facilitar a experimentação de novas soluções baseadas em 5G.

O Centro de Fiabilidade de Redes 5G+IA está sediado no Instituto de Telecomunicações, mas o seu raio de acção abrange outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na localidade, como por exemplo a Bosch Termotecnologia, S.A., em cuja fábrica já se encontram em curso vários testes, nomeadamente

Para assumir a liderança executiva do projecto, no papel de Director do Laboratório, as três entidades nomearam o Professor Rui Luis Aguiar, um dos investigadores mais reconhecidos da Europa, professor na Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços no Instituto de Telecomunicações.

5GAIner estará disponível para a comunidade académica e científica nacional, bem como para o ecossistema empresarial e de inovação, e espera-se que os interessados internacionais tenham acesso a esta infra-estrutura de I&D.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!