Instant Apps disponiveis para mais de 500 milhões de dispositivos

Alguns especialistas da indústria de tecnologia afirmam que a era das aplicações está a chegar ao fim, pois, cada vez mais pessoas estão a excluir as aplicações dos seus dispositivos e, optando por usar aquelas que se podem aceder a partir dos browsers.
A Google lançou este ano a plataforma Instant Apps para programadores que lhes dá uma nova forma de criar uma versão leve e modular da aplicação, que os utilizadores podem experimentar mesmo sem necessitar de instalar a mesma. Agora, a Google diz que tem mais de 500 milhões de utilizadores que podem aceder às aplicações instantâneas.

Agora que a maioria dos utilizadores executam o Android 6.0 Marshmallow ou superior, nos seus smartphones, passam a ter acesso a aplicações instantâneas, que por sua vez "obriga" os programadores a começarem a criar a versão instantânea das suas aplicações, ou mesmo criar algo completamente novo. Se ainda não está familiarizado com o conceito, quando estiver à procura por um aplicação ou serviço, pode clicar na aplicação Instantânea nos resultados da pesquisa, e poderá usá-lo mesmo sem ter que instalar a aplicação. Para poder fazê-lo, só necessita de ativar as Aplicações Instantâneas nas configurações do seu dispositivo.

O Google também disse que alguns programadores estão realmente a ver os retornos nas aplicações instantâneas que eles desenvolveram. Por exemplo, o Vimeo teve um aumento de 130% na duração da sessão com a versão instantânea da aplicação do serviço de partilha de vídeo. A Jet, um serviço de compras on-line nos EUA, aumentou sua taxa de conversão em 27%. A Onefootball, uma aplicação com sede em Berlim, que oferece notícias e informações sobre desporto, teve um aumento de 55% nos que lêem notícias e conteúdo partilhado na sua aplicação instantânea.

Relacionado:  Rival do Google e Apple Maps explica por que as estimativas estão sempre erradas

O Google também partilhou algumas práticas recomendadas sobre como gerir o tamanho do download, ao criar aplicações instantâneas, como redesenhar a sua base de código, verificações de fiapos, recursos de cadeias, mudar para WebP, etc.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!