Android Geek
O maior site de Android em Português

Instagram lança códigos QR para seguir empresas e amigos mais rápido

Agora, através de um código QR, é possível direcionar as pessoas para o perfil de uma empresa, com acesso rápido à informação mais básica, desde os horários aos produtos disponíveis. Além disso, relativamente aos perfis pessoais, os códigos QR simplificam o processo de seguir no Instagram.

Este lançamento global é pensado sobretudo para ajudar as empresas que precisam deste recurso para se adaptarem às necessidades dos clientes, num período especialmente desafiante para as pequenas e médias empresas. Agora, através de um código QR, é possível direcionar as pessoas para o perfil de uma empresa, com acesso rápido à informação mais básica, desde os horários aos produtos disponíveis. Além disso, relativamente aos perfis pessoais, os códigos QR simplificam o processo de seguir no Instagram. Através da partilha de um código QR, está imediatamente a partilhar o seu perfil com alguém. Espera-se que esta novidade ajude seguir os amigos e familiares da forma mais rápida possível.

Como funciona:

  • No perfil vai estar disponível o código QR exclusivo da sua conta;
  • Pode ler um código QR do Instagram através da câmara do ‘IG Stories’, ‘QR Code’, ou mesmo qualquer
    câmara
    do smartphone;
  • Após ler o código QR é imediatamente direcionado para o perfil da pessoa ou negócio que leu o código QR;

Os utilizadores agora podem gerar códigos QR que podem ser lidos em qualquer aplicação de câmara de terceiros. O Instagram lançou a funcionalidade pela primeira vez no Japão no ano passado. A ideia é que as empresas possam imprimir os seus códigos QR e fazer com que os clientes o digitalizem para abrir o seu perfil do Instagram com facilidade. A partir daí, as pessoas podem ver o horário da loja, comprar itens ou apenas seguir a conta. Para gerar o vosso código QR, basta ir ao menu de configurações do seu perfil e tocar em Código QR. PodeM então guardar ou partilhar a imagem.

Instagram lança códigos QR para seguir empresas e amigos mais rápido 1

O Instagram implementou anteriormente um sistema semelhante chamado Nametags, que eram códigos internos semelhantes a QR que só podiam ser lidos pela câmara do Instagram. Vários outras aplicações usam o seu próprio sistema semelhante a QR, incluindo Twitter, Facebook, Snapchat e Spotify. (Apenas o Twitter suporta códigos QR reais.)

Com a pandemia, não é surpreendente ver o Instagram abraçar um sistema QR mais aberto. Os restaurantes começaram a usar os códigos QR em vez de menus físicos, e outras empresas usam códigos QR para divulgar os seus sites. Embora as etiquetas de nomes possam ter funcionado para esse propósito, os códigos QR facilitam a leitura e tornam o processo muito mais fácil.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!