Hyundai está a construir uma nova carrinha totalmente elétrica para a Iveco

Hyundai vai fornecer uma nova carrinha totalmente elétrica à Iveco Group, baseada na sua plataforma global eLCV. Será a primeira exportação da Hyundai a utilizar a sua nova plataforma EV.

Parceria entre a Hyundai e Iveco

A Hyundai anunciou um novo acordo com o Grupo Iveco para fornecer uma carrinha totalmente elétrica com base na sua plataforma global eLCV. A carrinha elétrica da Iveco será a primeira exportação da Hyundai a utilizar a sua nova plataforma EV. A Hyundai revelou a notícia numa cerimónia de assinatura na sua sede em Seul, Coreia do Sul. O acordo faz parte de uma parceria mais ampla estabelecida em março de 2022.

Em julho de 2022, as empresas anunciaram um autocarro IVECO a hidrogénio com base no sistema de células de combustível da Hyundai. Os parceiros apresentaram o IVECO eDAILY Fuel Cell Electric Vehicle em setembro na IAA Transportation.

Hyundai está a construir uma nova carrinha totalmente elétrica para a Iveco 1

O novo acordo aprofunda a parceria como a primeira exportação da Hyundai com base na sua nova plataforma Global Electric Light Commercial Vehicle (ACV).

A plataforma EV dedicada da Hyundai foi projetada para veículos comerciais com peso entre 2,5 e 3,5 toneladas. A arquitetura apresenta as mais recentes tecnologias da Hyundai para veículos elétricos de próxima geração, incluindo um design de piso baixo que facilita o carregamento e descarregamento de carga.

A Hyundai será responsável pela construção do chassis, enquanto a Iveco personalizará as carrinhas elétricas, distribuindo-as através da sua rede. A nova carrinha elétrica da Iveco será lançada na IAA Transportation deste ano em setembro.

Ken Ramirez, VP executivo e chefe de veículos comerciais globais da Hyundai, afirmou que a carrinha elétrica expandirá a parceria “aproveitando a nossa nova plataforma de veículos comerciais leves totalmente elétricos”.

Iveco estabelece parceria com a Hyundai para competir com a Ford

A carrinha elétrica irá competir com o Ford E-Transit e as carrinhas comerciais elétricas da Stellantis na Europa. Luca Sra, presidente do negócio de carrinhas da Iveco, afirmou que a nova carrinha elétrica é “particularmente emocionante” para a Europa, onde a entrega urbana e a distribuição são “missões críticas”.

Hyundai está a construir uma nova carrinha totalmente elétrica para a Iveco 2

Após um ano recorde de vendas de veículos elétricos, a Hyundai procura manter o seu impulso em 2024. A Hyundai vendeu 269.000 unidades dos seus veículos elétricos dedicados IONIQ 5 e IONIQ 6 no ano passado.

A fabricante tem como objetivo vender cerca de 300.000 veículos elétricos este ano, o que representa um crescimento de cerca de 12% em relação ao ano anterior. Os planos de investimento da Hyundai para este ano incluem o aumento do número de modelos produzidos em massa e a construção da sua nova fábrica de veículos elétricos e baterias na Geórgia.

Hyundai já supera Ford e GM em vendas de VE

A Hyundai Motor (incluindo a Kia) superou a Ford e a GM em vendas de veículos elétricos no ano passado, apesar de não se qualificar para o crédito fiscal de veículos elétricos (apenas através de leasing). Uma vez em funcionamento, o que se espera para o próximo ano, os veículos elétricos da Hyundai se qualificarão, o que provavelmente ajudará a impulsionar a procura no maior mercado da Hyundai.

A marca de luxo da Hyundai, a Genesis, também está a ver as vendas de veículos elétricos aumentarem nos EUA após quase quadruplicarem no ano passado.

A Hyundai tem como objetivo ser uma das três principais fabricantes de veículos elétricos até 2030, com 18 novos modelos elétricos e vendas de dois milhões. A entrada em veículos comerciais totalmente elétricos ajudará a Hyundai a expandir-se à medida que o segmento comercial se eletrificar.

Conclusão

A Hyundai está a expandir a sua parceria com a Iveco, fornecendo uma nova carrinha totalmente elétrica com base na sua plataforma global eLCV. Este movimento reforça a posição da Hyundai no mercado de veículos elétricos e contribui para os seus objetivos de vendas e crescimento. Com a próxima apresentação da carrinha elétrica na IAA Transportation, a Hyundai tem como objetivo atrair o interesse e a confiança dos consumidores europeus. Este é um passo importante para a Hyundai na sua jornada para se tornar uma das principais fabricantes de veículos elétricos até 2030. Para mais notícias sobre tecnologia, siga o AndroidGeek.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!