Huawei une forças na Aliança para a Igualdade nas TI

Foi como resultado desta ideia – a de alavancar a diversidade e a inclusão num mercado como o das TIC, que é um dos principais motores do mundo – que a Huawei Portugal se comprometeu hoje a aderir a este projecto, que foi impulsionado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Com uma série de iniciativas estratégicas destinadas a aumentar a participação feminina no sector das TIC, tais como a Summer School for Female Leadership in the Digital Era, que se realizou em Agosto de 2021 em Lisboa, e o programa de bolsas universitárias de Dezembro último, a Huawei deu mais um passo no sentido de solidificar a sua dedicação à igualdade de género com este acordo.

De acordo com o Índice Mulheres no Digital do DESI, as mulheres especialistas em TIC em Portugal são apenas 1,8% do emprego total, em comparação com 6,2% para os homens. Estas são algumas das estatísticas que ilustram a desigualdade de género no campo das TIC no nosso país e iniciativas como a Aliança para a Igualdade nas TIC estão a tentar resolver.

Foi como resultado desta ideia – a de alavancar a diversidade e a inclusão num mercado como o das TIC, que é um dos principais motores do mundo – que a Huawei Portugal se comprometeu hoje a aderir a este projecto, que foi impulsionado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

(Da esquerda para a direita) Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications, Huawei Portugal; Margarida Mateus, Coordenadora do projeto Engenheiras por Um Dia; Tony Li, CEO, Huawei Portugal; Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade; Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
(Da esquerda para a direita) Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications, Huawei Portugal; Margarida Mateus, Coordenadora do projeto Engenheiras por Um Dia; Tony Li, CEO, Huawei Portugal; Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade; Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Com uma série de iniciativas estratégicas destinadas a aumentar a participação feminina no sector das TIC, tais como a Summer School for Female Leadership in the Digital Era, que se realizou em Agosto de 2021 em Lisboa, e o programa de bolsas universitárias de Dezembro último, a Huawei deu mais um passo no sentido de solidificar a sua dedicação à igualdade de género com este acordo.

Para Toni Li, CEO da Huawei Portugal, a adesão da empresa à Aliança para a Igualdade na TIC “é mais uma prova de que a Huawei está inquestionavelmente empenhada em contribuir para a criação de uma era digital mais inclusiva”. Como tal, garante o responsável, “queremos fazer parte da solução e, por isso, procuramos partilhar o nosso know-how e colaborar com todas as partes interessadas no sentido de esbater as diferenças que ainda se verificam entre os géneros não só no acesso à educação, como ao mercado de trabalho”.

Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, salientou na cerimónia de assinatura do protocolo que “é fundamental que os agentes económicos participem nestes projectos para que a igualdade de género se torne uma realidade o mais rapidamente possível em Portugal”

A Aliança para a Igualdade nas TIC formaliza a rede de parcerias do programa “Engenheiras por um Dia” com o objectivo de aumentar a inclusão digital das mulheres e a sua participação na engenharia e tecnologia, estruturando e consolidando meios de cooperação sistemática e de disseminação das actividades realizadas pelas organizações parceiras.

Os objectivos da Aliança para a Igualdade das TIC estão delineados no Plano de Acção para a Transição Digital e no Plano de Recuperação e Resiliência, que contribuem para a realização da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação de Portugal 2018-2030 “Portugal + Igual”.

Vai gostar de saber:  Descubra a Nova opção de Status do WhatsApp com Pré-visualizações
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!