Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei RoadReader: Estivemos num Porsche conduzido pelo Huawei Mate 10 Pro e gravámos tudo

Hoje saímos do recinto do Mobile World Congress para experimentarmos um Porsche Panamera muito especial, que integra um sistema de condução autónoma criado especificamente para poder ser controlado pelo sistema de inteligência artificial do processador Kirin 970, que equipa o smartphone Huawei Mate 10 Pro. Se estão a querer saber se a Huawei vai apostar em carros autónomos, a resposta é não! O que vos vamos mostrar neste ShowCase é apenas uma forma da marca chinesa mostrar numa atividade prática e facilmente compreendida pelos consumidores as potencialidades do Chipset Kirin 970 e a sua NPU.

 

Este Porsche Panamera é "controlado" por um Mate 10 Pro.

Huawei RoadReader: Estivemos num Porsche conduzido pelo Huawei Mate 10 Pro e gravámos tudo 1

Os engenheiros da marca chinesa ensinaram um Huawei Mate 10 Pro a conduzir um Porsche Panamera – tudo graças à NPU do telefone, a parte do chipset Kirin 970 que suporta a aprendizagem de máquinas.

Huawei RoadReader: Estivemos num Porsche conduzido pelo Huawei Mate 10 Pro e gravámos tudo 2

Usando as câmaras do telefone e o reconhecimento de objetos, a Huawei conseguiu ensinar o telefone a reconhecer obstáculos na estrada e manobrar em torno deles. Bastante impressionante para pouco mais de um mês de trabalho.

Huawei RoadReader: Estivemos num Porsche conduzido pelo Huawei Mate 10 Pro e gravámos tudo 3
cof

O telefone recebe imagens de uma câmara que processa as imagens para identificar os obstáculos. Depois trava ou desvia-se consoante o obstáculo reconhecido. É um smartphone e uma câmara exterior a trabalharem em conjunto para tornarem um carro comum num autónomo (que nunca deverá chegar às estradas). Na prática o telemóvel manda comandos para a robótica que controla a direção, acelerador e volante.

Huawei RoadReader: Estivemos num Porsche conduzido pelo Huawei Mate 10 Pro e gravámos tudo 4

Ainda que não possamos classificar este Porsche Panamera conduzido pelo Huawei Mate 10 Pro como um verdadeiro autónomo, esta conjugação faz algo mais que os sistemas de travagem automática, ao permitir distinguir os obstáculos e ajustar a reacção adequada de acordo com estes.

Como Funciona esta tecnologia RoadReader da Huawei

 

Huawei RoadReader: Estivemos num Porsche conduzido pelo Huawei Mate 10 Pro e gravámos tudo 5

1 - Reconhecimento

A câmara do Huawei Mate 10 Pro visualiza a estrada e envia a imagem por stream Wireless utillizando um Teradek Bolt 3000

2- Detecção

O Huawei Mate 10 Pro detecta um objecto e envia os dados através de um adaptador HDMI que converte esta informação em protocolo UVC que é lido directamente pelo Huawei Mate 10 Pro através do USB Type C.

3- Reconhecimento de objectos

A rede Neural do Huawei Mate 10 Pro (NPU) usa uma Biblioteca complexa de reconhecimento TensorFlow, a NPU interpreta os dados de imagem e cruza com os dados que aprendeu anteriormente através do reconhecimento de cerca de 1000 imagens.

4- Selecionar Manobra de Acção

O Mate 10 Pro inicia nesta altura a manobra apropriada para agir da forma ideal consoante o obejcto detectado.

5- Manobras Inteligentes

O Mate 10 Pro envia nesta altura comando aos sistema robótico do carro (reduzir velocidade, travar, mudar de direcção, etc) Os comandos são enviados ao telefone usando Wi-fi UDP (User Datagram Program).

Não vão acreditar, mas está a nevar em Barcelona e ainda assim conseguimos registar o momento para que vejam a experiência através dos nossos olhos ao invés de um qualquer vídeo promocional.

Video RoadReader Huawei Mate 10 Pro Conduz um Porsche Panamera

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais