Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei responde: HarmonyOS é um sistema operativo totalmente novo projetado para o futuro

Construído com a tecnologia distribuída da Huawei, HarmonyOS é um sistema operativo totalmente novo projetado exclusivamente á volta das novas necessidades de um futuro onde dispositivos IoT de diferentes propósitos estão interconectados

Quando os EUA colocaram a Huawei na lista de entidades proibidas de usar tecnologia dos EUA em 2019, por ser considerada uma ameaça à segurança nacional, a empresa ficou impedida de aceder à sua cadeia de fornecedores nos Estados Unidos. E isso significou, também, que a Huawei não pôde licenciar o Google Mobile Services para os seus novos Android. A Huawei precisava desenvolver o seu próprio ecossistema, o que fez, e também precisava criar um sistema operativo substituto para o Android, o que também fez.

HarmonyOS

Insinuações de que o HarmonyOS é uma cópia do Android 10

Recentemente um artigo da ArsTecnica levantou suspeições de que o HarmonyOS seria uma simples cópia do Android. Esta análise ao código fonte do HarmonyOS Beta é fidedigna, mas as ilações e conclusões foram precipitadas tendo em conta que a versão final não foi ainda apresentada e a Huawei sempre divulgou de forma transparente que a base era Android. Vamos detalhar aqui a informação técnica divulgada pela Huawei assim como a resposta da Huawei às alegações de que o HarmonyOS não é um sistema operativo novo.

Captura de tela do emulador HarmonyOS menciona Android 10 no aplicativo DevInfo - a Huawei pode ter enganado a todos sobre o HarmonyOS (a Huawei responde)

 

O HarmonyOS na sua versão final não será uma cópia do Android

Não o HarmonyOS não é uma cópia do Android, até porque é um sistema open-source. A versão Beta 2.0 é baseada em Android 10, o que é público. Mas parece que há quem esteja a pôr a carroça à frente dos bois.

Quais são as diferenças entre HarmonyOS e Android?

Embora ambos sejam sistemas operativos e a forma de usá-los nos telefones não seja muito diferente, existem muitas diferenças entre as duas plataformas.

Logotipo da Powered By HarmonyOS

A interface é diferente no HarmonyOS?

É claro que existem algumas diferenças entre os dois sistemas operativos, que vamos detalhar neste artigo.

Se a ideia da Huawei é que esse sistema operativo esteja presente em milhões de dispositivos, de pessoas que já se habituaram a usar Android, a empresa tem que trabalhar para tornar a transição o mais suave possível.

Se compararmos as bases dos dois sistemas - tendo em conta, é claro, que a documentação do HarmonyOS ainda não está completa, e há muito que saber sobre a plataforma Huawei -, podemos destacar as seguintes diferenças:

Kernel de Linux vs Microkernel

Se usam Android há muito tempo, ou acompanham de perto o desenvolvimento da plataforma do Google, provavelmente estarão familiarizados com o facto de que Android é baseado no kernel Linux –Ou, melhor, numa versão adaptada, embora o Google quer mudar isso a médio prazo.

HarmonyOS propõe sua chegada aos smartphones em 2021: essas são suas armas e seu plano de implantação

E isso é precisamente a principal diferença entre HarmonyOS e Android: o sistema operativo da Huawei não é baseado no kernel Linux, a empresa desenvolveu o seu próprio microkernel.

Quando falamos sobre um microkernel, queremos dizer um kernel, geralmente muito menos complexo – o HarmonyOS tem cerca de 1/1000 da quantidade de código presente no kernel do Linux– capaz de descentralizar bugs de forma que um bug num componente do sistema não se espalhe por todo o sistema. Além disso, facilita o processo de criação e depuração de drivers.

Relacionado:  45% dos novos utilizadores do Meizu 18 vêm da Apple

Harmony OS é mais versátil

Uma das suas vantagens é a maior portabilidade entre diferentes tipos de dispositivos, algo fundamental, Tendo em conta que a Huawei aspira usar o HarmonyOS em toda a extensão do seu catálogo de produtos.

Huawei responde: HarmonyOS é um sistema operativo totalmente novo projetado para o futuro 1

O facto de usar um microkernel também implica que a comunicação entre processos é muito mais rápida que outras plataformas, ou seja, a alocação de recursos em tempo real. Portanto, espera-se que os dispositivos baseados em HarmonyOS tenham melhor desempenho.

Mais velocidade

Embora não haja evidências para provar isso, e tudo o que sabemos até ao momento é baseado na documentação que existe sobre o HarmonyOS, tudo aponta para que o sistema operativo da Huawei será mais rápido que o Android.

Isso porque a empresa apostou numa técnica de sistema operativo distribuído, que se baseia no uso de agendamento de tarefas e gestão de dados de forma distribuída para melhorar o desempenho do sistema.

Huawei responde: HarmonyOS é um sistema operativo totalmente novo projetado para o futuro 2

A Huawei explica a este respeito que, o Android usa muito código datado, sistema de agendamento de tarefas desatualizado e tem problemas de fragmentação, o HarmonyOS pode entregar uma experiência mais rápida.

Para tal, a empresa utiliza um mecanismo denominado “Deterministic Latency Engine”, que analisa em tempo real as características de cada aplicação para alocar os recursos do sistema da forma mais eficiente possível. Em números, deve ser uma Redução de 25,7% no tempo de resposta e uma melhoria de 55,6% no jitter de latência.

Huawei responde

A Huawei respondeu às insinuações de que o HarmonyOS é uma cópia do Android com a seguinte declaração:

"Construído com a tecnologia distribuída da Huawei, HarmonyOS é um sistema operativo totalmente novo projetado exclusivamente á volta das novas necessidades de um futuro onde dispositivos IoT de diferentes propósitos estão interconectados. O HarmonyOS pode ser aplicado numa ampla variedade de dispositivos e acomodar diferentes hardwares com flexibilidade de recursos e requisitos.Ao mesmo tempo que garante que todas as regras de código aberto aplicáveis ​​sejam estritamente cumpridas, o HarmonyOS aproveita um grande número de recursos de código aberto de terceiros, onde se inclui Linux, para acelerar o desenvolvimento de uma arquitetura abrangente.

Embora certos elementos da IU do EMUI 11 sejam mantidos na versão beta actual, o HarmonyOS será lançado com uma IU totalmente nova em conjunto com os próximos smartphones Huawei. O programa beta de programador ainda está em curso e agradecemos qualquer feedback dos programadores e parceiros que trabalham conosco para dar vida à nossa visão de um sistema operativo para todos os cenários. "

 

Fonte

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!