Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei PrivateSpace - A caixa forte dos telefones com EMUI

Se desejam manter as vossas informações particulares em privado, podem gastar dinheiro em aplicações ou serviços em nuvem – ou podem usar a função PrivateSpace existente nos equipamentos HUAWEI. Huawei PrivateSpace O que é o PrivateSpace e o que pode fazer, é o que vamos detalhar neste artigo.

O longínquo ano de 2018 foi o ano do RGPD e o tema da proteção de dados vem cada vez mais à baila quando se fala de Internet. Se desejam manter as vossas informações particulares em privado, podem gastar dinheiro em aplicações ou serviços em nuvem - ou podem usar a função PrivateSpace existente nos equipamentos HUAWEI.

Huawei PrivateSpace

O que é o PrivateSpace e o que pode fazer, é o que vamos detalhar neste artigo.

O que é espaço privado?

O recurso Private Space foi usado pela primeira vez com o Android 8 / EMUI 8 e apresentou uma forma de expandir o smartphone com um segundo ambiente independente. Basicamente ficamos com um segundo smartphone dentro do nosso smartphone. Parece confuso? Na verdade não é.

Quem lida com o mundo da TI com mais frequência já conhece os termos de ambientes virtuais ou Docker Containers. Ambas as tecnologias têm o mesmo objetivo. Oferecem a possibilidade de executar diferentes sistemas operativos ou aplicações em áreas isoladas num computador.

É assim que o PrivateSpace funciona. Um novo ambiente isolado é criado no smartphone existente, para que o utilizador tenha um segundo sistema Android independente no mesmo smartphone.

É um sistema completamente isolado? Não é bem assim - algumas configurações e áreas são partilhadas. Essas incluem:

  • Ligações WiFi
  • Bluetooth
  • Telefone (chamadas, histórico de chamadas)
  • SMS

Mas chega de "teoria" - vamos à experiência prática.

Ativar PrivateSpace

Primeiro de tudo, nem todos os dispositivos suportam PrivateSpace. Não existe uma lista oficial fornecida pela HUAWEI, mas está presente pelo menos nos dispositivos de última geração. O nosso teste mostrou que nem todos os modelos Lite oferecem essa funcionalidade de momento.

Debaixo de Configurações -> Privacidade -> Espaço Privado podem ativar o recurso. Antes de começar, devem servidor em como desejam aceder ao PrivateSpace. É necessário um PIN separado, o uso de uma impressão digital diferente é opcional.

Huawei PrivateSpace - A caixa forte dos telefones com EMUI 1 Huawei PrivateSpace - A caixa forte dos telefones com EMUI 2

Após a configuração do PIN ou da impressão digital, o PrivateSpace é criado em segundos e o utilizador tem acesso diretamente à nova interface. A primeira impressão é que redefiniram o telefon, pois fica como se viesses de fábrica.

O PrivateSpace não tira nada da memória principal (MainSpace) - nem aplicações nem configurações!

Huawei PrivateSpace - A caixa forte dos telefones com EMUI 3

É exatamente assim que deve ser. No entanto, parece um outro telefone no início, porque as configurações estão diferentes. No meu caso o controlo por gestos está desactivado, o teclado não está configurado como antes e notei muitos outros detalhes.

MainSpace? Como temos dois sistemas com o PrivateSpace, o sistema principal é chamado MainSpace e o segundo sistema recém-criado é chamado PrivateSpace. Pode-se simplesmente dizer o armazenamento de dados A e B.

Cenários de aplicações

Na minha fase de teste, consegui dar uma vista de olhos e descobrir para quem a função pode ser mesmo interessante.

Em primeiro lugar, é o exemplo clássico de pessoas de negócios que desejam usar o smartphone para uso profissional e privado, em vez de usar dois dispositivos diferentes. As vantagens são claras: através do PrivateSpace, o utilizador separa os seus dois mundos perfeitamente e pode separar dados de negócios de dados privados. Além disso, a opção dual sim no HUAWEI também ajuda a colocar o projeto em prática.

Quando estamos na área de negócios, o PrivateSpace permite proteger os seus contactos e e-mails comerciais num ambiente isolado, históricos de telefone ou mensagens SMS não podem ser isolados.

O PrivateSpace seria uma boa solução para separar hobbies ou atividades de lazer do ambiente normal no vosso telefone.

Se quiserem ir um passo além e ocultar completamente o segundo sistema, podem configurá-lo nas configurações (no PrivateSpace). Posteriormente, apenas a pessoa que conhece o PIN ou que registou a impressão digital pode aceder e ter acesso ao PrivateSpace.

Dessa maneira, os pais podem fornecer aos filhos um ambiente que contenha apenas aplicações adequadas para crianças.

Se quiserem apenas tentar algo numa espécie de sandbox (ambiente de teste), certamente vão gostar da função PrivateSpace.

Conclusão

O PrivateSpace é um recurso à prova de futuro? Quem pode disso?

O PrivateSpace foi criado como parte e baseado no Android Enterprise para pessoas de negócios, mas qualquer pessoa com alguma criatividade pode beneficiar dessa função. Eu já dei vários exemplos e ainda haverá muitos cenários que justifiquem um espaço privado.

Tecnicamente tudo funciona de forma muito estável, é claro que a mudança entre espaços leva alguns segundos. Um ponto que certamente pode ser otimizado no futuro.

Outro ponto é a transferência de dados entre os respectivos espaços.

Por motivos de proteção de dados e bateria, a operação paralela de ambos os espaços não é possível. Isso significa que não há possibilidade de receber notificações em tempo real de ambos os sistemas ao mesmo tempo.
Certamente haverá pessoas que desejam exatamente essa função de “desligar”.

Há uma função importante que raramente é usada, mas que eu pessoalmente gosto muito. Como o PrivateSpace não está vinculado ao smartphone, é possível movê-lo para outros smartphones. Isso poupa a uma nova configuração.

Em resumo, posso dizer que agora estou a usar o recurso para criar material para o blog ou testar vários aplicações AndroidGeek isolando os meus dados pessoais.

O sistema não é perfeito. Algumas coisas podem ser otimizadas - por exemplo, a operação paralela dos dois sistemas.

Qual é vossa  opinião sobre o PrivateSpace?

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais