Huawei nega fabrico de carros eléctricos. Mas podem estar a esconder alguma coisa

A empresa também destacou o foco na tecnologia ICT para ajudar os fabricantes de automóveis a construir melhores automóveis.

Este mês, Huawei patenteou tecnologias e carregar um carro elétrico de outro. A empresa também destacou o foco na tecnologia ICT para ajudar os fabricantes de automóveis a construir melhores automóveis. No passado, Xu Zhijun, presidente rotativo da Huawei disse publicamente que a Huawei não fabrica carros, mas ajuda as empresas automóveis a construir bons carros e a transformar os seus produtos em carros inteligentes em rede.

De acordo com a Reuters,  a Huawei Technologies Co Ltd está em negociações com a estatal Changan Automobile e outras montadoras para usar as suas fábricas de automóveis para fazer veículos eléctricos (EVs). Somando-se a isso, a Huawei também está em negociações com o BluePark New Energy Technology do BAIC Group, apoiado por Pequim, para fabricar os seus EVs. Sobre este assunto, um porta-voz da Huawei negou que a empresa planeie construir EVs ou produzir veículos da marca Huawei.

“A Huawei não é fabricante de automóveis. No entanto, por meio das TIC (tecnologia de informação e comunicação), pretendemos ser um fornecedor digital de componentes novos e orientados para os carros, permitindo que os OEMs (fabricantes de equipamentos originais) construam veículos melhores. ” (equipa da Huawei). 

Outra fonte diz que Richard Yu, chefe do grupo de negócios de consumo da Huawei que levou a empresa a tornar-se uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, mudará o seu foco para EVs. Os EVs terão como alvo um segmento de mercado de massa. No entanto, Changan e BAIC BluePark recusaram-se a responder a este assunto de fabrico de veículos eléctricos.
Huawei nega fabrico de carros eléctricos. Mas podem estar a esconder alguma coisa 1

Mercado de Veículos Eléctricos em crescimento

As empresas chinesas de tecnologia têm intensificado o seu foco em EVs no maior mercado mundial para esses veículos, já que Pequim promove veículos mais verdes como meio de reduzir a poluição crónica do ar. As vendas de veículos de energia limpa (NEVs), onde se inclui veículos eléctricos com bateria pura, bem como veículos híbridos plug-in e células de combustível de hidrogénio, devem representar 20% das vendas anuais de automóveis na China até 2025.

Relacionado:  Nokia G50 5G com renders de impressa e principais especificações divulgadas antes do lançamento

As previsões da indústria colocam as vendas de NEV na China em 1,8 milhão de unidades este ano, ante cerca de 1,3 milhão em 2020. Os planos ambiciosos da Huawei de eventualmente fabricar os seus próprios carros farão com que ela se junte a uma série de empresas asiáticas de tecnologia que fizeram movimentos semelhantes nos últimos meses, onde se inclui Baidu Inc e Foxconn.

“As novas e complicadas restrições dos EUA aos semicondutores para a Huawei têm lentamente estrangulado a empresa”, disse Dan Wang, analista de tecnologia da empresa de análise Gavekal Dragonomics

Faz sentido que a Huawei esteja a regressar a setores com menos exigências de Chipsets para manter as operações. Além disso, nos Estados Unidos, a Amazon.com Inc e a Alphabet Inc também estão a desenvolver tecnologia relacionada a automóveis ou a investir em startups de carros inteligentes. A Huawei vem a desenvolver uma gama de tecnologias para EVs há anos, onde se inclui sistemas de software para automóveis, sensores para automóveis e hardware de comunicação 5G. A empresa também formou parcerias com fabricantes como Daimler AG, General Motors Co e SAIC Motor para desenvolver conjuntamente tecnologias automotivas inteligentes. A Huawei acelerou a contratação de engenheiros para tecnologias relacionadas a automóveis desde 2018. A Huawei recebeu pelo menos quatro patentes relacionadas a veículos eléctricos esta semana, onde se inclui métodos de carregamento entre veículos eléctricos e para verificar a integridade da bateria, de acordo com registos de patentes oficiais chinesas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!