Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei lança processador de Inteligência Artificial mais potente do mundo e framework IA para todos os cenários

Eric Xu: “Prometemos um portefólio full-stack de IA para todos os cenários. Hoje cumprimos”.

A Huawei lançou oficialmente o mais potente processador de Inteligência Artificial (IA) – o Ascend 910 – e o framework IA para todos os cenários, MindSpore.

“Temos feito progressos constantes desde que anunciámos a nossa estratégia de IA, em outubro do ano passado”, afirmou Eric Xu, Rotating Chairman da Huawei. “Tudo está a evoluir de acordo com o planeado, desde a I&D até ao lançamento do produto. Prometemos um portefólio full-stack de IA para todos os cenários. E, hoje, cumprimos, com o lançamento do Ascend 910 e do MindSpore. Isto marca uma nova etapa na estratégia de IA da Huawei”.

Ascend 910: Mais poder de computação do que qualquer outro processador de IA

 

O Ascend 910 é um novo processador IA que pertence à série de chipsets Ascend-Max da Huawei. A empresa tinha anunciado as especificações planeadas para o processador em 2018, no evento Huawei Connect. Após um ano de desenvolvimento contínuo, os resultados dos testes mostram que o processador Ascend 910 responde às metas de desempenho com um consumo de energia menor do que o originalmente planeado.

Huawei lança processador de Inteligência Artificial mais potente do mundo e framework IA para todos os cenários 1

Para operações de ponto flutuante de meia precisão (FP16), o Ascend 910 oferece 256 TeraFLOPS. Para cálculos de precisão de números inteiros (INT8), o processador fornece 512 TeraOPS. Apesar do seu desempenho inigualável, o consumo máximo de energia do Ascend 910 é de apenas 310W, muito abaixo das especificações planeadas (350W).

Relacionado:  Atualização de abril de 2021 para Huawei Watch GT 2 traz melhorias de sistema

“O Ascend 910 funciona melhor do que esperávamos”, disse Xu. “Tem, sem dúvida, mais poder de computação do que qualquer outro processador de IA no mundo”.

O Ascend 910 é usado para modelo de formação IA. Numa sessão típica de treino baseada no ResNet-50, a combinação do Ascend 910 e do MindSpore é cerca de duas vezes mais rápida no treino de modelos IA do que em outras placas de treino convencionais ao usar o TensorFlow.

Daqui em diante, a Huawei vai continuar a investir em processadores de IA para fornecer uma melhor capacidade de computação, mais acessível e adaptável, que corresponda às necessidades de uma ampla gama de cenários (por exemplo, edge computing, computação em veículos autónomos e treino).

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!