Android Geek
O maior site de Android em Português

Huawei anuncia o Chipset Ascend 910 AI e o framework Mindspore AI

O chipset de alta tecnologia Ascend 910 da Huawei foi criado para servidores, com o objectivo de aumentar a sua participação no crescente mercado de serviços na nuvem.

O topo do hardware de IA são os chipsets flexíveis de alto desempenho, para o treino de Machine Learning. Até agora, não houve muitos nomes nesta indústria, com a maior parte do grupo a ser a Nvidia, Intel, Google e Qualcomm. Agora, no entanto, parece que a Huawei está a querer fazer parte deste grupo com o seu novo chipset Ascend 910 e Mindspore AI framework. O chipset de alta tecnologia Ascend 910 da Huawei foi criado para servidores, com o objectivo de aumentar a sua participação no crescente mercado de serviços na nuvem. As empresas que usam aplicações de IA exigem enormes quantidades de dados para treinar algoritmos inteligentes, o que pode levar vários dias ou semanas. O Ascend 910 oferece 256 TeraFLOPS para operações de ponto flutuante de meia precisão (FP16) e 512 TeraOPS para cálculos de precisão de inteiros (INT8), com um consumo máximo de energia de 310W. A Huawei alega que o seu chipset pode processar mais dados num período de tempo mais rápido que os seus concorrentes e ajudar a treinar redes em questão de minutos. De facto, de acordo com o presidente rotativo da Huawei, Eric Xu:

“O Ascend 910 funciona muito melhor do que o que esperávamos. Este equipamento apresenta mais poder de computação do que qualquer outro processador de IA no mundo ”.

Além disso, a Huawei também lançou o MindSpore em Shenzhen na sexta-feira, uma estrutura de computação de IA que suporta o desenvolvimento de aplicações de IA. O MindSpore tem 20% menos linhas de código principal do que as principais estruturas no mercado numa rede neural típica para processamento de linguagem natural (NLP). O Mindspore é projectado para trabalhar em conjunto com o Ascend 910, e torna-o duas vezes mais rápido no treino de modelos IA do que outros cartões de treinamento convencionais com o TensorFlow. A empresa chinesa tem como objectivo oferecer um portefólio de produtos de IA para atender às diferentes necessidades de empresas e consumidores. Xu, da Huawei, afirma que o MindSpore será open source no primeiro trimestre de 2020, como parte da estratégia da empresa para impulsionar uma adopção mais ampla da IA ​​e ajudar os programadores.

“A estratégia de inteligência artificial da Huawei é investir em pesquisa básica e desenvolvimento de talentos, construir um portefólio completo de IA e fomentar um ecossistema global aberto”

Disse Xu, ao falar sobre a estratégia de inteligência artificial da empresa em outubro de 2018. A empresa tem-se esforçado para construir um ecossistema completo, coisa que nenhuma outra empresa no mundo poderia fazer de forma independente até agora.

Fonte