Android Geek
O maior site de Android em Português

HP Sprocket uma impressora no bolso para os nossos smartphones

O que é o HP Sprocket?

Boa pergunta. Bem o HP Sprocket 100 é uma das impressoras mais pequenas que já tivemos a oportunidade de ver. Se gostam de fotografia e o vosso smartphone é a vossa principal fonte de fotografia, esta impressora é a parceira ideal para as vossas obras de arte, combinação perfeita do vosso smartphone com o charme da impressão fotográfica instantânea física.

A impressora fotográfica HP Sprocket 100 está à venda por 149.99 euros em Portugal, projetada para impressão a partir de um smartphone ou tablet, cabe no vosso bolso e conectasse a um dispositivo Android ou IOS via Bluetooth.

 

Tecnologia

Para além do tamanho/portabilidade e simplicidade desta impressora, o que a distingue de outras impressoras do mesmo segmento é a tecnologia que é usada: Zink.

Esta impressora não usa tinta, no sentido de aplicar líquido ou pó no papel, e não imprime em qualquer papel que seja maior que 2 x 3 polegadas (5.0 x 7.6cm), que se calhar para alguns pode ser um ponto negativo, mas o propósito da mesma não se destina a grandes produções mas uma alternativa prática ou uma concorrente a uma Polaroid mas para smartphone.

Como já tínhamos referido o Sprocket da HP usa a tecnologia Zink, originalmente desenvolvida pela Polaroid e, desde 2005, por seu spin-off, Zink Imaging inc.

A tecnologia utiliza papel revestido com múltiplas camadas de corante transparente na fabricação. Estes corantes são ativados na impressora com pulsos de calor de diferentes tamanhos e intensidade a partir de uma cabeça de impressão térmica.

 Design e Desempenho

O Sprocket  consiste em uma caixa do tamanho de uma câmara compacta ou smartphone dos maiores. Há um pequeno slot na frente, a partir do qual emergem as fotos e uma tomada Micro USB na parte de trás para conectar o cabo fornecido para recarregar as baterias internas, uma única carga deve ser boa para 30 impressões.

Sprocket demora cerca de 90 minutos para carregar na totalidade a sua bateria.

Dentro da caixa da Sprocket vem com um pack de 10 folhas, e para poderem usar a impressora, a mesma tem que estar emparelhada via Bluetooth,  e é necessário fazerem o download da aplicação Sprocket da HP.

HP Sprocket uma impressora no bolso para os nossos smartphones image

A aplicativo têm alguns modos de edição e diversão como por exemplo, podem colar “sckikers” coloridos e divertidos nas fotos antes da impressão, molduras, filtros de imagem,  bem como legendas e outras ferramentas de edição.

Uma única impressão leva pouco menos de 60 segundos, não é tão rápido como uma Polaroid por exemplo, e já a qualidade da impressão depende muito da qualidade da respectiva foto, se tem muita luz ou cores fortes, tudo isso são factores que iram influenciar a impressão com uma resolução máxima de 313 x 400 ppp.

Já os custos de impressão na nossa opinião são elevados, apesar do único consumível ser o papel, o preço de uma embalagem de recargas custa cerca de 12 euros por 20 folhas, o que dá um custo de funcionamento de cerca de 60 cêntimos por foto.

HP Sprocket uma impressora no bolso para os nossos smartphones image

Se consideramos uma impressão a lazer ou tinta, por norma o valor de uma impressão num estabelecimento pelo mesmo valor, conseguimos obter uma impressão com mais qualidade e com maior resolução/tamanho.

Claro que com a Sprocket temos a vantagem de podermos imprimir na hora, sem necessidade de nos deslocarmos a uma reprografia.

Devo comprar o Sprocket HP?

O Sprocket não veio revolucionar o mercado uma vez que já existem outras alternativas e não é uma tecnologia recente, no entanto temos que dar a mão à palmatoria à HP por nos apresentar um produto, pratico e portátil, sem necessidade de tinta, principalmente para quem tira fotos com o smartphone que é cada vez mais normal uma vez que temos mais e mais equipamentos a produzirem fotos espectaculares.

Prós

  •  Sem recargas de tinta
  •  Muito fácil de usar
  •  Cabe no bolso.

Contras

  •  Qualidade de impressão variável
  •  Impressões caras

 

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.