Homem Compra iPhone 15 Pro na Apple e Recebe Falso Android

Um homem que encomendou um iPhone 15 Pro através do site da Apple recebeu em vez disso uma réplica Android do topo de gama da Apple, num caso curioso de fraude.

Numa das situações mais peculiares relativas a golpes de entrega, noticiámos recentemente um caso de um homem que afirma ter encomendado um iPhone 15 Pro directamente do site da Apple e recebeu, em sua casa, uma instável cópia Android do último telemóvel topo de gama da Apple.

Homem Compra iPhone 15 Pro na Apple e Recebe Falso Android 1

O inacreditável engano

A estranha história surgiu esta semana no Reddit, através do utilizador Ed, de Surrey, Inglaterra, que usa o pseudónimo theEdmard. Ele esclarece que depois de fazer a encomenda no site da Apple, obteve todos os normais emails de confirmação de envio da Apple e detalhes de rastreio do parceiro de distribuição Dynamic Parcel Distribution (DPD).

O alarme toca ao abrir a embalagem

No entanto, quando a encomenda chegou e Ed abriu a embalagem, surgiram vários sinais suspeitos. Para começar, o telefone vinha com um protector de ecrã, sendo que a Apple não inclui protectores nos seus iPhones. Depois, ao ligar o dispositivo, Ed reparou que o ecrã não era correcto: iluminava zonas negras de uma forma que claramente não é OLED e a parte de baixo tinha um “queixo”, algo que está incompatível com o design do iPhone 15.

Um sistema operativo pecaminoso

Uma vez ligado o telefone, os alertas dispararam. Várias aplicações como Facebook, YouTube, e TikTok já vinham pré-instaladas – algo que a Apple nunca faz – e Ed descreveu um “processo de configuração muito mau”, no qual surgiram pop-up’s pequenos de operações relacionados ao Android. O sistema operativo estava instável, a câmara era “como um slideshow e bloqueava se tentasse usar qualquer elemento de interface no ecrã”. Mais preocupante ainda, a página de configuração da bateria indicava que o dispositivo tinha sido usado anteriormente. Perante isto, Ed concluiu que o dispositivo era, na verdade, um telemóvel Android com aspecto iOS.

O desfecho (por agora)

“Percebi imediatamente que era parecido com iOS mas na verdade era um dispositivo Android. Pode convencer o meu avô, mas eu reparei rapidamente”, comentou Ed. Segundo o site Mashable, Ed, que é COO de uma empresa de software em cloud, indicou ter entrado em contacto com a Apple e tem um ticket de suporte aberto. Confidenciou que a Apple tem sido “muito cooperativa” mas, por agora, a situação continua por resolver.

Conclusão

Este caso serviu de aviso à cauecrã quando se trata da nossa tecnologia. Certifiquemo-nos de inspeccionar meticulosamente os novos pacotes de telemóveis antes de inserir qualquer informação pessoal ou confirmar envios. Enquanto a segurança está em destaque, dê uma vista de olhos nestas sete medidas cruciais de segurança para proteger melhor todos os seus dispositivos Apple.

Mais no AndroidGeek

Acompanhem connosco todas as notícias sobre tecnologia. Mantenham-se actualizados!

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!