Android Geek
O maior site de Android em Português

[Hoje o Geek és tu] A tendência do “ShareBait”

Cada dia que passa, vemos mais pessoas a partilhar notícias falsas nas redes sociais. Grande maioria das vezes nem sequer leram a noticia, bastou olhar para o titulo sensacionalista, uma foto bastante apelativa, e lá vai disto… partilha.
[Hoje o Geek és tu] A tendência do ShareBait imageMas isso não acontece por acaso, pois existe quem esteja a aproveitar essa fragilidade para fazer disto o seu próprio negócio. Hoje em dia é muito fácil criar-se um site e/ou páginas nas redes sociais para espalhar conteúdo (ou simplesmente falta dele) e assim ganham alguns trocos. E quem mete travão nisso? A resposta é simples: ninguém. E isso acontece porque as próprias redes sociais, e em grosso modo o Facebook, aproveitam-se desse negócio para também elas ganharem mais alguns milhões. Quem devia regular estas situações não o faz, ou porque simplesmente é mais fácil ignorar o problema, ou o mais certo é não ter forma legal de o fazer. O certo é que estamos todos a ignorar um negócio perigoso para a democracia, mas que é muito bem aproveitado por outros.

E não estamos a falar de blogs que trabalham em prol da sociedade, que disponibilizam informação mais ou menos fidedigna, mas sempre com o intuito de manter as pessoas informadas. Estamos muitas vezes a falar de profissionais da comunicação que criam notícias falsas com um embrulho de jornalismo. O clickbait para esses já é pratica normal e habitual, agora estão a fazer os seus “mestrados” naquilo que eu chamo sharebait… algo que leve as pessoas a partilhar uma noticia, mesmo sem nunca a terem lido, e isso preocupa-me imenso como cidadão.

[Hoje o Geek és tu] A tendência do ShareBait image

Se fizermos uma breve viagem no tempo, e recuarmos 4 ou 5 anos, o sharebait não seria certamente a praga que é hoje, e tinha muito poucas possibilidades de crescimento. Mas hoje têm e estão a aproveitá-lo, muito devido aos negócio das redes sociais. Por isso temos mestres da comunicação que usam as redes sociais para se aproveitarem das pessoas, e por sua vez a própria rede social ganha com isso, e pelas mais diversas razões, que prometo falar num próximo Hoje o Geek és tu.

Cada vez mais temos contacto com a informação através do Facebook. Navegamos pela nosso mural, entre posts de amigos e notícias que vão aparecendo sem que nunca tenhamos mostrado interesse nelas… mas elas estão lá. Sejam eles posts patrocinados ou simplesmente aquilo que é muito partilhado… sim é verdade, nunca tinham reparado? Claro que já, acredito que sim.. e esses posts aparecem no nosso mural porque é assim que o facebook ganha dinheiro, muito dinheiro.

E se o problema antes estava só nas noticias falsas, depois chegou o chamado “clickbait”, ultimamente estamos inundados daquilo que eu chamo o “sharebait”.

[Hoje o Geek és tu] A tendência do ShareBait image

Estamos perante uma sociedade que eu começo a chamar de desinformada, quando dispõe agora, mais de que nunca, de toda a informação. O problema é que a informação está cada vez mais adulterada e com objectivos de marketing, e isso preocupa-me. E de quem é a culpa disto? Dos próprios órgãos de comunicação social ou simplesmente dos jornalistas? Eu pessoalmente acredito que de todos, mas principalmente do leitor (onde eu me incluo muitas vezes) que muitas vezes cai nesse engodo.

E qual é a sua opinião sobre este assunto? Acha que é uma tendência que tende a aumentar ou vai desaparecer com o passar do tempo? Lembre-se, que este espaço do Hoje o Geek és tu, é um espaço dedicado a opiniões pessoais, e cada um de vós pode utilizar este meio para dar a vosso opinião sobre algo. Enviem-nos a vossa sugestão.

 

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link