Android Geek
O maior site de Android em Português

Hoje é o dia de PI! Não confundir com o Pie nem com o rapaz do tigre no barco

Pi (letra grega “π”) é o símbolo usado na matemática para representar uma constante – a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro – que é aproximadamente 3,14159. O Pi Day é uma oportunidade anual para os entusiastas da matemática recitarem os dígitos infinitos do Pi, conversar com os amigos sobre matemática e comer tarte (Pie).

O Pi Day é comemorado a 14 de março (3/14) em todo o mundo. Pi (letra grega “π”) é o símbolo usado na matemática para representar uma constante - a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro - que é aproximadamente 3,14159. O Pi Day é uma oportunidade anual para os entusiastas da matemática recitarem os dígitos infinitos do Pi, conversar com os amigos sobre matemática e comer tarte (Pie).

Hoje é o dia de PI! Não confundir com o Pie nem com o rapaz do tigre no barco 1

O Pi foi calculado com mais de um trilião de dígitos além de seu ponto decimal. Como um número irracional e transcendental, continua infinitamente sem repetição ou padrão. Embora apenas alguns dígitos sejam necessários para cálculos típicos, a natureza infinita do Pi torna-o um desafio divertido de memorizar e calcular computacionalmente mais e mais dígitos.

O Dia do Pi é comemorado a 14 de março (03/14 no formato norte-americano), por 3,14 ser a aproximação mais conhecida de π. O auge das comemorações acontece à 1:59 da tarde (porque 3,14159 = π arredondado até à 5ª casa decimal).

Também pode interessar saber :

14 de março é o dia do nascimento de Albert Einstein e também o dia da morte de Stephen Hawking, o que agrega mais fãs das ciências exatas às comemorações.

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu no museu Exploratorium de São Francisco, em 1988.

O fundador do Dia do Pi foi Larry Shaw, o "Príncipe do Pi", atualmente fora do Exploratorium, mas que ainda colabora com as celebrações.

Desde 2004 a NASA promove o Pi in the Sky, um conjunto de desafios matemáticos com temática espacial. Onde os participantes devem calcular problemas reais, como por exemplo: terremotos em Marte, chuva de hélio em Júpiter, taxa de rotação do asteroide Oumuamua, entre outros.

 

Viva o PI.

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link