Hábitos de carregamento que devemos mudar imediatamente

Os telemóveis têm sido, desde há muito, uma necessidade diária na vida pública. Para além dos jovens utilizadores, os grupos idosos ou menores de idade são também um enorme grupo de utilizadores que não podemos ignorar.

Existem muitos hábitos de carregamento comuns e vocês podem estar a praticar um enquanto lêm este artigo. No entanto, estes hábitos nem sempre são positivos, na verdade, muitos deles são negativos. Os telemóveis têm sido, desde há muito, uma necessidade diária na nossa vida. Para além dos jovens utilizadores, os grupos idosos ou menores de idade são também um enorme grupo de utilizadores que não podemos ignorar. No entanto, o avanço da ciência e da tecnologia não popularizou o conhecimento que a corresponde. Assim, a maioria dos utilizadores terá certos problemas de segurança mais ou menos sobre o uso de telemóveis. É por isso que praticamos alguns hábitos comuns de carregamentos.

Há alguns dias, houve relatos de que, quando criança estava a carregar e a brincar com o smartphone em casa, faíscas repentinamente começaram a sair da tomada de energia, incendiando objetos circundantes e incendiando a casa.

Hábitos de carregamento que devemos mudar imediatamente 1

Incidentes como estes não são fenómenos acidentais. Podemos evitar acidentes como este, disponibilizando informações relevantes para sensibilizar os utilizadores. Devido à falta de sensibilização, os utilizadores muitas vezes ignoram certos problemas de segurança decorrentes do software e hardware dos telemóveis quando utilizam telemóveis. Um pequeno mau hábito pode parecer inconsequente, mas o mal que traz, a longo prazo, pode, por vezes, causar perdas difíceis de medir.

Por isso, hoje partilharemos convosco algumas precauções ao carregar o telemóvel. Seja para a vossa própria segurança ou para a vida útil do telemóvel, achamos que deve ser motivo de preocupação.

Hábitos de carregamento que devemos mudar imediatamente 2

Hoje, vamos olhar para quatro hábitos comuns de carregamento, maus hábitos, que praticamos (às vezes muitas vezes). Em termos de carregamento, “jogar durante o carregamento”, “usar o carregador mais à mão”, “atender o telefone durante o carregamento”, e “carregar durante muito tempo” são todos maus hábitos comuns.

1. Carregar por muito tempo

A maioria dos fabricantes de telemóveis de hoje usam o chamado “carregamento rápido” ou “carregamento flash” para melhorar a taxa de carregamento dos telemóveis. A partir de agora, o poder de carregamento dos smartphones topo de gama ultrapassa os 100W.

A relação entre a corrente e a tensão sob alta potência aumenta naturalmente. Isto provoca um rápido aumento de temperatura, e a alta temperatura é também uma razão importante para os telemóveis serem propensos a disparar. Esta é uma das principais razões pelas quais os nossos smartphones não devem estar a carregar durante muito tempo.

Embora muitos fabricantes tenham optado por uma estratégia de proteção de carregamento gradualmente diminuindo, o carregamento rápido de alta corrente na fase inicial do carregamento é obviamente inevitável. Nesta fase, é muito difícil conter o aumento da temperatura do dispositivo.

Hábitos de carregamento que devemos mudar imediatamente 3

Para evitar possíveis incidentes de incêndio, ao carregar o telemóvel, por um lado, tentem utilizar os carregadores oficiais. Mesmo que utilizem outros carregadores, devem escolher um carregador em conformidade com o protocolo de carregamento. Isto ajudará a evitar a alta temperatura a longo prazo do telemóvel devido ao uso errado do carregador.

Em contrapartida, a possibilidade de danos devidos ao carregamento por um longo período de tempo é relativamente pequena. Isto porque muitos fabricantes cortarão inteligentemente a energia quando o telemóvel está totalmente carregado. Isto serve para proteger o telemóvel. Requer que o próprio carregador oficial tenha esta função, pelo que também é muito importante escolher o carregador certo.

2. Jogar durante o carregamento

É muito comum usar telemóveis durante o carregamento. No entanto, esta não é uma boa ideia e temos de parar imediatamente com estes hábitos comuns de carregamento. Carregar especialmente quando jogam jogos, faz com que o hardware do telemóvel esteja a atingir níveis fora dos habituais. Isto faz com que a temperatura do telemóvel aumente rapidamente. Sob estas condições de alta temperatura a longo prazo, ainda é uma questão trivial de perder ou queimar o equipamentos. Em muitos casos, o fogo de um telemóvel pode ser perigoso. Embora a probabilidade de isto acontecer seja muito pequena, não significa que não aconteça.

Hábitos de carregamento que devemos mudar imediatamente 4

Além disso, os smartphones emitem radiações com as quais talvez não queremos entrar em contacto. Estas radiações podem tornar-se mais intensas durante o carregamento. Esta é mais uma razão pela qual devemos deixar os nossos telefones em paz enquanto carregam.

3. Utilizar um carregador que não o do equipamento

“Usar um carregador qualquer” é também um mau hábito muito comum. Diferentes marcas de telemóveis e até diferentes séries de telemóveis com a mesma marca podem utilizar diferentes protocolos de carregamento. Utilizar indiscriminadamente um carregador inadequado não só deixará de carregar a bateria como fará com que a temperatura do telefone suba drasticamente.

Hábitos de carregamento que devemos mudar imediatamente 5

Assim, não só estão apenas danificar a bateria do vosso smartphone, como também estão a colocar-se em perigo. É mais do que tempo de começarmos a compreender os protocolos de carregamento dos nossos smartphones de modo a utilizar os carregadores apropriados.

4.Atender chamadas durante o carregamento

Este é um dos hábitos de carregamento mais comuns. Na verdade, alguns vão até ao ponto de receber uma chamada no carro enquanto o telefone está a carregar. Isto é muito perigoso e não deve ser praticado. “Atender o telefone durante o carregamento”, também pode aumentar rapidamente a temperatura do dispositivo. Como o telemóvel está em comunicação, a temperatura do telemóvel vai subir rapidamente num curto espaço de tempo. Isto pode causar um potencial perigo.

Conclusão

Ao carregarem os smartphones, tentem não colocá-los em ambientes que desencadeiem a sua temperatura. Por exemplo, carregar um smartphone e colocá-lo em cima de um equipamentos electrónico ativo, poderá ser uma péssima ideia. O telemóvel deve ser mantido num ambiente de temperatura não elevada ao carregar.

Hábitos de carregamento que devemos mudar imediatamente 6

Os utilizadores devem tentar evitar reproduzir durante o carregamento ou carregar enquanto atendem uma chamada. Antes de carregar o telemóvel, o telemóvel também deverá ser reduzido à sua temperatura normal. Além disso, os utilizadores não devem modificar o telemóvel à vontade e substituir a bateria não original.

É claro que ainda existem muitos maus hábitos no uso de telemóveis. No entanto, não podemos discuti-los todos num único artigo. Precisamos descobri-los no nosso dia-a-dia e corrigi-los passo a passo.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!