Android Geek
O maior site de Android em Português

Há um novo vírus da China! Desta vez o alvo é o Android

No entanto, esse sistema pode ser explorado por aplicações que não exigem muitas permissões para operar. Como exemplo,temos as aplicações de um programador chinês rotuladas como “Spyware” por uma equipa de investigação que suspeita que 100 milhões de utilizadores do Android já foram afetados.

Nas versões recentes do Android, o sistema operativo oferece aos seus utilizadores um grau de controlo detalhado sobre quais recursos ou áreas uma aplicação tem acesso. No entanto, esse sistema pode ser explorado por aplicações que não exigem muitas permissões para operar. Como exemplo,temos as aplicações de um programador chinês rotuladas como "Spyware" por uma equipa de investigação que suspeita que 100 milhões de utilizadores do Android já foram afetados.

A equipa de investigação é da VPNpro, e afirmou que o programador por trás da aplicação tem pelo menos 50 milhões de instalações e as suas aplicações solicitam "permissões perigosas". De salientar que, a VPNpro também afirmou que uma das aplicações também possui um cavalo de Troia de acesso remoto malicioso escondido dentro. Essas aplicações foram encontradas na Play Store do Google e foram feitas por um programador chinês e as suas subsidiárias locais. Essa prática já foi vista com programadores que se escondem atrás de uma rede de diferentes subsidiárias.

malware-mais-de-mil-milhoes-de-android-em-risco-androidgeek-2020-03-08_15-46-18_998890.jpg
Neste post, falaremos sobre riscos de segurança em dispositivos Android. Mais de mil milhões de dispositivos Android em risco De acordo com um estudo da Which, Uma empresa inglesa especializada em consumo, 2 em cada 5 smartphones ativos têm grandes problemas de segurança.

O programador chinês por trás do caso é a QuVideo Inc., sediada em Hangzhou. É mais conhecido pela popular aplicação de edição de vídeos, o VivaVideo. esta aplicação é extremamente popular, pois oferece os seus serviços gratuitamente, com na Play Store tem pelo menos 100 milhões de instalações. O VivaVideo também é uma das 40 aplicações chinesas que foram listadas como 'malware-ware' ou 'spyware' pelo governo indiano em 2017.

As aplicações do QuVideo também estão disponíveis no iOS da Apple. No entanto, devido ao facto de o sistema de permissões e os limites serem diferentes, um abuso de natureza semelhante não foi verificado nessa plataforma. Portanto, aqueles que possuem aplicações deste programador são alertados ​​para verificar que permissões estão a dar à aplicação.

FONTE | (Através da)

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais