Android Geek
O maior site de Android em Português

Guia de instalação GMS em dispositivos Huawei non-GMS EMUI 10 (Android 10) update (12/08/2020)

Os vídeos são bons para executar o processo, mas não são muito bons para aprender e entender o processo. Posto isto, na comunidade Huawei Portugal no Facebook um dos membros deu-se ao trabalho de sistematizar em texto de forma organizada todos os passos necessários para instalar os GMS em equipamentos Huawei que não os tragam de origem e ajudar assim que por alguma razão estiver com dificuldades com os vídeos.

Este processo está cada vez mais simples, e seguindo um dos vídeos já existentes vão com certeza conseguir instalar os GMS nos vosso Huawei numa das primeiras tentativas.

Os vídeos são bons para executar o processo, mas não são muito bons para aprender e entender o processo. Posto isto, na comunidade Huawei Portugal no Facebook um dos membros deu-se ao trabalho de sistematizar em texto de forma organizada todos os passos necessários para instalar os GMS em equipamentos Huawei que não os tragam de origem e ajudar assim que por alguma razão estiver com dificuldades com os vídeos.

Guia de instalação GMS em dispositivos Huawei non-GMS EMUI 10 (Android 10) update (12/08/2020) 1
Como instalar GMS em dispositivos Huawei non-GMS EMUI 10 (Android 10)

Notas:

 

● Este método tem uma elevada taxa de sucesso desde que siga as instruções à risca.

● O método é um pouco extenso pelo que se recomenda que mantenha o cursor do rato sobre o passo em que se encontra, de forma a que saiba sempre o que tem de fazer a seguir, caso contrário é fácil de se confundir.

● Este guia é baseado num método desenvolvido por um utilizador espanhol  a 11/08/2020

● Ao longo do guia é de suma importância que não confunda a instrução “minimizar” (que  significa voltar ao “home screen” sem fechar uma aplicação), com a instrução “fechar” (a  qual implica fechar a aplicação, fazendo com que esta pare de “correr”).

● Recomenda-se que carregue completamente a bateria do dispositivo antes de iniciar este  procedimento​.

Este processo está aqui detalhado em Vídeo 12/08/2020

Preparação necessária

 

Preparação do dispositivo:

- Faça reset ao smartphone: “Definições” → “Sistema e atualizações” → “Reposição” → “Repor telemóvel” → “Repor definições” → “Repor”. (Aguarde que o smartphone reponha as definições de origem e reinicie).

- Se já tiver tentado instalar os serviços da Google (sem sucesso) o smartphone não conseguirá repor as definições de origem pelo que primeiro deverá ir a: “Definições” → “Aplicações” → “Aplicações” → “⠇” → “Exibir processos do sistema”. De seguida escreva “goo” na barra de busca e desinstale todas as aplicações que resultem da busca, para que consiga repor as definições de origem do smartphone. Em alternativa, pode simplesmente fazer reset ao dispositivo a partir da recovery (se souber como o fazer).

- Siga os passos necessários para configurar o smartphone até que consiga aceder ao “Home screen”. (Neste passo é aconselhável que, no ecrã “Importar dados”, escolha a opção “Configurar como novo dispositivo”. Se pretender importar dados podem fazer depois de instalar os serviços do Google.

- Certifique-se que o smartphone está ligado à internet, preferencialmente, a uma rede Wi-Fi.

-Descarregue o ficheiro para Android 10 disponível na descrição do ​vídeo​.

- Não deixe de executar os dois pontos infra a menos que tenha a certeza absoluta de que o seu dispositivo tem a versão necessária da app “Backup”.

- Desinstale a aplicação “Cópia de segurança”: Vá a: “Definições” → “Aplicações” → “Aplicações” → “⠇” → “Exibir processos do sistema” → “Cópia de segurança” → “Desinstalar”. - Vá a “Ficheiros” → “Unidade USB” → “ANDROID10” → “PASO 1” e instale as aplicações numeradas de 1 a 2.

Instalação dos serviços do Google (GMS):

ACTUALIZAÇÃO 12/08/2020: Para que consigam executar o tutorial abaixo é importante que mudem a data do telefone para janeiro de 2018 e que realizem o processo sem SIM Card.

1. Depois de extrair o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta na memória interna do vosso Huawei e sem cartão SIM inserido vamos a "Definições"→ "Data e Hora" e alteramos a data para o mesmo dia em 2018.

ACTUALIZAÇÃO 12/08/2020: Copiar a pasta "HUAWEI" que está no PASO 1 para a MEMÓRIA INTERNA DO EQUIPAMENTO

Vá a “Definições” → “Sistema e atualizações” → “Cópia de segurança e restauro” → “Cópia de segurança” → “Armazenamento externo” → “MEMÓRIA INTERNA” → clique sobre o texto imediatamente abaixo de “Restaurar de cópia de segurança” → “Restaurar” → digite a senha que aparece em “Sugestão de palavra-passe” → “Ok” → “Concluir”. Concluído o restauro, verifique que a aplicação com o ícone (doravante designada “LZ Play”) se encontra no “Home screen”.

Guia de instalação GMS em dispositivos Huawei non-GMS EMUI 10 (Android 10) update (12/08/2020) 2

2. No “Home screen” abra a aplicação “LZ Play” → “Ativar” → “Conceder” (NOVO 12/08/2020: ligar modo vôo e só quando o botão ficar azul devem ligar o WIFI) → feche a aplicação. → volte a abrir a aplicação e clique sobre o botão azul ao fundo do ecrã → minimize.

3. Voltamos (Sem cartão SIM inserido) a "Definições"→ "Data e Hora" e mudamos para "Data e Hora automática". → volte a abrir a aplicação LZ Play e clique sobre o botão azul ao fundo do ecrã → minimize.

4. Vá a “Ficheiros” → “Unidade USB” → “ANDROID10” → “Step 2” → instale as aplicações numeradas “1”, “2”, “3”, “4”, “5”, “6” (ao instalar cada aplicação prima sempre “Concluir” - ​não abra as aplicações​)​ ​→ minimize.

5. Vá a “Definições” → "Contas e Utilizadores" → "Adicionar uma conta" → "Google". Depois devemos usar o menu de três pontos no canto superior direito e escolher "Iniciar sessão no navegador". Inserimos e-mail e password e o ecrã voltará atrás onde pede email e password. Podemos minimizar e confirmar em “Definições” → "Contas e Utilizadores" que temos já a nossa conta Google associada.

Se quiserem adicionar mais contas devem repetir o passo 5 para cada conta a associar

Guia de instalação GMS em dispositivos Huawei non-GMS EMUI 10 (Android 10) update (12/08/2020) 3

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

6.  Vamos à pasta PASO 3 → instale a aplicação contida na pasta (“Enquadramento dos serviços Google”). → “Concluir”.

Guia de instalação GMS em dispositivos Huawei non-GMS EMUI 10 (Android 10) update (12/08/2020) 4

7. Abra a “Play Store” e instale a aplicação “Device Id” desenvolvida por “VTechSevi”. A aplicação poderá demorar um pouco a instalar porque primeiro os serviços da google terão de descarregar algumas atualizações automáticas. Durante o processo é possível que a “Play Store” feche por si mesma (o que pode ocorrer por mais do que uma vez). Se tal a acontecer volte a abrir-la e vá à página da app “Device Id” e aguarde que a mesma acabe de instalar. → Não necessita de abrir a aplicação (instalá-la serve apenas o propósito de garantir que os serviços da Google realizam as atualizações necessárias. Sendo que pode instalar qualquer outra aplicação. O resultado será o mesmo.) → Feche todas as aplicações abertas.3 → instale a aplicação contida na pasta (“Enquadramento dos serviços Google”). → “Concluir”.

8.Vá a “Definições” → “Aplicações” → “Aplicações” → digite “goo” na barra de busca → selecione a app “Serviços do Google Play” → pressione “Forçar paragem” quantas vezes bastarem para que o botão fique esbatido (​greyed-out ​ ) → pressione “Desinstalar” (certifique-se que o botão “Forçar paragem” se mantém esbatido) → quando a app desinstalar feche todas as aplicações.

9.Vá a “Ficheiros” → “Unidade USB” → “ANDROID10” → “PASO 4” → instale a aplicação contida na pasta → Feche todas as aplicações.

10.Vá a Definições → “Aplicações” → “Aplicações” → “⠇” → “Exibir processos do sistema” → digite “goo” na barra de busca → selecione “Enquadramento dos serviços Google” → “Armazenamento” → “Limpar Cache” → “Eliminar dados” → Volte ao ecrã anterior → selecione “Forçar paragem” quantas vezes bastarem para que o botão fique esbatido → “Desinstalar” (certifique-se que o botão “Forçar paragem” se mantém esbatido) → feche todas as aplicações.

11.Vamos à pasta PASO 3 → instale a aplicação contida na pasta (“Enquadramento dos serviços Google”). → “Concluir”.

12.Vá a “Ficheiros” → “Unidade USB” → “ANDROID10” → “Step 5” → instale a aplicação. As notificações de erro podem voltar, ou não.

Processo terminado e erros mantêm-se?

Caso os erros voltem devem ir a “Definições” → “Aplicações” → “Aplicações” → digite “goo” na barra de busca → selecione a app “Serviços do Google Play” → pressione “Forçar paragem” quantas vezes bastarem para que o botão fique esbatido (​greyed-out ​ ) → pressione “Desinstalar” (certifique-se que o botão “Forçar paragem” se mantém esbatido) → quando a app desinstalar feche todas as aplicações.

  • Repetir Step 9.
  • Repetir Step 10
  • Repetir Step 11
  • Reiniciar equipamento
  • Abrir Play Store

Caso surja este erro abaixo deverão executar o Step 10 seguido do 11 até a Play Store abrir normalmente.

Guia de instalação GMS em dispositivos Huawei non-GMS EMUI 10 (Android 10) update (12/08/2020) 5

 

Wrapping Up

Desinstale as apps “LZ Play”, “Device Id”.

 

Guia de instalação GMS em dispositivos Huawei non-GMS EMUI 10 (Android 10) update (12/08/2020) 6

NOTA: Este tutorial tem por base o vídeo, portanto se não estiverem a ter sucesso revejam o vídeo com atenção e no caso de nos ter escapado alguma coisa no tutorial escrito, deixem nos comentários para que o possamos corrigir. Boa Sorte!

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais