Android Geek
O maior site de Android em Português

Guerra de Copyright: popular ferramenta de download 'Youtube-dl' offline

A popular ferramenta Youtube-dl foi colocada off-line após um pedido da associação musical RIAA. A Recording Industry Association of America (RIAA) é uma empresa norte-americana que representa os direitos de várias empresas da indústria musical.

Como não é possível por motivos legais, fazer download de Vídeos do YouTube muitos utilizadores usam aplicações de terceiros para fazer o Download diretamente do site. A popular ferramenta Youtube-dl foi colocada off-line após um pedido da associação musical RIAA.

A Recording Industry Association of America (RIAA) é uma empresa norte-americana que representa os direitos de várias empresas da indústria musical. A organização Open-Source-Projekt que criou o Youtube-dl foi intimada para o remover do GitHub. O Pedido DMCA é justificado por a RIAA acusar os programadores de criar o software apenas para fazer download de obras protegidas por direitos autorais. Além do projeto principal, alguns outros projectos receberam, também, um pedido de remoção. Os respectivos repositórios já não existem.

O código do Youtube-dl é usado em muitos programas que podem fazer download de vídeos do YouTube e convertê-los em vários formatos de arquivo. A RIAA acredita que o software permite a violação de direitos autorais e que a ferramenta é, portanto, ilegal.

Embora seja possível usar o Youtube-dl para fazer download de ficheiros com direitos autorais, a aplicação também pode ser usada para fazer download legalmente de obras com licenças diferentes. Ainda não está claro se haverá uma disputa judicial neste caso.

Ferramenta ainda disponível em outras plataformas

Embora o Youtube-dl tenha sido removido da página oficial do GitHub, o código pode ainda ser encontrado em muitas outras plataformas. Por exemplo, o projeto pode ser visto nos gestores de pacotes da maioria das distribuições Linux. No entanto, é possível que em breve a RIAA também consiga que o programa seja removido dessas fontes. Como o YouTube não usa proteção direta contra cópias, provavelmente haverá alternativas no futuro a que os utilizadores poderão recorrer.

Relacionado:  Huawei Freebuds Studio auscultadores premium com cancelamento de ruído

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!