Android Geek
O maior site de Android em Português

GoTenna – Sem rede? Sem Problema!

A startup sediada em Brooklyn oferece uma solução off-the-grid para os viajantes que precisam de conectividade de baixo custo para os seus smartphones – e isso não depende de satélites.

 

gotenna

 

GoTenna é uma ferramenta de comunicação de bolso que permite que smartphones comuniquem uns com os outros, sem serviço de rede móvel.

goTenna permite-lhe comunicar sem qualquer necessidade de conectividade central de rede, sem wifi, sem satélites, desta forma, quando estamos fora da rede continumos ligados. Na verdade, goTenna vai mesmo funcionar com o smartphone  em “Modo Avião”! Como é que essa magia funciona?

 

how-it-works_dec76a56-8100-48bc-9fc2-de26e583b87a
Basta emparelhar o smartphone com o dispositivo sem fio goTenna, usando Bluetooth-LE. O goTenna precisa estar pelo menos a a cerca de dez metros do telefone, para que os dois possam comunicar um com o outro. Usamos o aplicativo gratuito gotenna para digitar uma mensagem de texto ou partilhar uma localização. O smartphone irá enviar a mensagem para o seu goTenna, que irá em seguida, atirar estes dados, através de ondas de rádio de longo alcance, ao goTenna pretendido (s). Na outra ponta, a mesma coisa acontece, em sentido inverso: o destinatário goTenna envia a sua mensagem através de Bluetooth-LE para o aplicativo de smartphone que está emparelhado. Tudo isso acontece em questão de milissegundos.

O goTenna será capaz de transmitir a qualquer usuário goTenna dentro do alcance. Que tipo de alcance podemos esperar? Isso depende da geografia da área. O site da gotenna permite através de um módulo interativo fazer vários testes, para termos uma noção do que esperar em diferentes tipos de ambiente (águas abertas, suburbano, urbano, floresta, deserto) e elevações.

“A engenharia de Radio frequência é muito difícil. É verdadeiramente uma arte negra”

Daniela Perdomo, GoTenna CEO

 

Talvez num futuro a médio longo prazo não necessitemos de operadoras móveis para comunicar, pois cada equipamento servirá de emissor e receptor de radio frequencia.

 

Que vos parece esta ideia? Deixem os vossos comentários abaixo.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link