Android Geek
O maior site de Android em Português

Google testa a tecnologia P2P de modo a melhorar a qualidade das chamadas

De modo a melhorar a qualidade das chamadas através do Hangouts, a Google está a testar uma nova tecnologia de ligação na própria aplicação no Android.
Vários utilizadores Europeus e norte Americanos relatam que estão a receber mensagens que indicam a adoção de protocolos P2P para as ligações de áudio e vídeo feitas pelo serviço. Se o nome P2P não lhe parece estranho, deve ser pela sua familiaridade com a tecnologia dos torrents. O P2P, ou peer-to-peer, como o nome já indica, é uma forma de ligação que une dois utilizadores de forma direta, sem o necessidade de intermediação de servidores ou outro tipo de plataforma. Na teoria isso melhora a ligação e reduz o lag, desde que ambos tenham velocidades de internet aceitáveis.
Mas se esta tecnologia tem coisas boas, também tem coisas menos interessantes. porque a ligação direta revela mutuamente o endereço IP dos utilizadores.

google-hangouts-peer-to-peer-connection.jpg

Para lidar com a parte menos boa deste protocolo, a Google revelou que está implementar medidas adicionais de segurança, além da incorporação de uma opção que permite ocultar tais informações durante a utilização. Apesar de interessante, a novidade não foi revelada publicamente pela Google e, como tal, fica difícil saber exatamente os bastidores de tudo. Não se sabe, por exemplo, se o protocolo P2P será usado apenas nas ligações entre dois dispositivos Android, ou se ele também poderá ser ativado na ligação entre smartphones e computadores. De qualquer maneira, os primeiros relatos dos utilizadores é de que a qualidade das chamadas efetivamente melhorou, resolvendo, mesmo que em partes, uma reclamação antiga de quem prefere o Hangouts para se comunicar. Como se trata de uma atualização “surpresa”, o Google não revelou se ela também chegará a outras versões do Hangout. Mas, como tudo parece estar funcionar bem, não seria inusitado se isso acontecesse em breve.

 

FONTE | VIA

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link