Google tem uma ferramenta útil para verificar se a sua palavra-passe foi divulgada

Uma boa prova disto é que as palavras-passe mais utilizadas pelos espanhóis em 2021 foram 12345 e 111111. O grande perigo disto é que, com a grande quantidade de fugas de dados, as nossas contas bancárias ou de correio electrónico podem estar em risco.

Todos os dias, inscrevemo-nos para mais serviços do nosso telemóvel Android e cada um deles requer um nome de utilizador e uma palavra-passe para aceder ao mesmo. No entanto, nem sempre seguimos as recomendações dos especialistas para criar uma palavra-passe segura. Uma boa prova disto é que as palavras-passe mais utilizadas pelos espanhóis em 2021 foram 12345 e 111111.

Google tem uma ferramenta útil para verificar se a sua palavra-passe foi divulgada 1

O grande perigo disto é que, com a grande quantidade de fugas de dados, as nossas contas bancárias ou de correio electrónico podem estar em risco. Por este motivo, o Google oferece-nos uma ferramenta realmente útil com a qual pode verificar se uma das suas palavras-passe foi divulgada.

Graças a esta funcionalidade do Google, poderá verificar se as suas palavras-passe foram comprometidas.

Mantenha as suas contas seguras com o Google Password Checkup!

O Google Password Checkup é uma ferramenta gratuita desenvolvida pela Google que o ajuda a descobrir se as suas palavras-passe foram divulgadas, para que as possa alterar rapidamente. Esta funcionalidade prática está integrada nas definições da sua conta Google, de modo que para aceder a partir do seu telemóvel apenas tem de seguir alguns passos simples:

  • 1. Aceda ao menu Definições no seu smartphone Android.
  • 2. Ir para as definições da sua conta Google.
  • 3. Clique na opção para Gerir a sua Conta Google.
  • 4. Em Segurança, localize a secção de Sinalização para outros sítios.
  • 5. Clique na opção Password Manager.

Clique no botão “Verificar Senhas”

Depois de o ter feito, esta ferramenta verificará todas as palavras-passe que guardou na sua conta Google e mostrar-lhe-á todos os resultados, os quais serão divididos em três grupos:

  • Palavras-passe comprometidas: as palavras-passe que foram divulgadas e que devem ser alteradas o mais rapidamente possível
  • Palavras-passe reutilizadas: palavras-passe que utilizou em vários serviços e que deve alterar
  • Senhas inseguras: as senhas que não cumprem os parâmetros para serem consideradas realmente seguras e que também devem ser alteradas

Pode alterar qualquer uma destas palavras-passe a partir deste mesmo ecrã, bastando seguir estas instruções:

  • Clique na seta para baixo à direita de cada uma das categorias para exibir as palavras-passe que fazem parte de cada uma delas.
  • Para todas as palavras-passe que deseja alterar, clique no botão Alterar palavra-passe que aparece logo abaixo de cada palavra-passe.

A nossa recomendação é que utilize esta ferramenta de vez em quando para garantir que as suas contas estão seguras. Porque hoje em dia, as fugas de dados são constantes, todas as precauções são muito poucas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!