Google quer acabar com o espaço ilimitado e o Whatsapp é a próxima vítima

O WhatsApp é uma aplicação de mensagens para smartphones que permite aos utilizadores trocar mensagens com comodidade e segurança beneficiando de encriptação ponta a ponta. Há mais de mil milhões de utilizadores activos no Whatsapp e é uma das aplicações de mensagens mais populares do mundo. Recentemente, tem havido relatos de que o WhatsApp começará a limitar o backup de mensagens no Google Drive.

O WhatsApp é uma aplicação de mensagens para smartphones que permite aos utilizadores trocar mensagens com comodidade e segurança beneficiando de encriptação ponta a ponta. Há mais de mil milhões de utilizadores activos no Whatsapp e é uma das aplicações de mensagens mais populares do mundo. Recentemente, tem havido relatos de que o WhatsApp começará a limitar o backup de mensagens no Google Drive. Esta alteração poderá ter um grande impacto em muitos utilizadores que confiam no WhatsApp para a comunicação.

Google quer acabar com o espaço ilimitado e o Whatsapp é a próxima vítima 1

Os utilizadores não estão satisfeitos com a perspectiva do WhatsApp implementar uma função que os pode prejudicar. Na verdade, seria a restrição de uma funcionalidade central: o backup de conversas. O armazenamento dos Backups Whatsapp não interferem com a quota de espaço ocupado no Google Drive devido a um acordo entre as empresas, mas isto pode mudar num futuro próximo.

Na semana passada, surgiram relatos de que os utilizadores teriam mais controlo sobre o que é guardado ou não, permitindo-lhes poupar espaço na nuvem. No sábado passado (29), a WABetaInfo descobriu algumas linhas de código que sugerem que as intenções do Google são claras – implicando que os utilizadores serão notificados quando o armazenamento da Drive se esgotar.

Google quer acabar com o espaço ilimitado e o Whatsapp é a próxima vítima 2

Código que sugere a limitação do backup do WhatsApp (Imagem: WABetaInfo/Reprodução)

O backup gratuito pode ter os dias contados, e espera-se que a empresa notifique os consumidores quando estas novas regras entrarem em vigor. Actualmente não há informação disponível, mas prevê-se que o Google continue a fornecer uma certa quantidade de espaço gratuito, mas o conceito de ilimitado parece ser algo com que o Google quer acabar.

Como os dispositivos Apple já têm um limite de armazenamento para backups iCloud, a nova funcionalidade apenas afetará os utilizadores do Android.

Se utilizar o serviço de armazenamento em nuvem do Google para fazer o backup dos seus dados, em breve poderá ser altura de uma mudança. Espera-se que a empresa notifique os consumidores quando estas novas regras entrarem em vigor e o conceito de ilimitado parece ser algo que o Google quer eliminar. Fique atento a todas as últimas novidades tecnológicas no AndroidGeek!

Tem demasiadas cópias de segurança do WhatsApp? Já ouviu falar desta potencial restrição?

FONTE

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!