Como funciona, e para que serve a ferramenta Zoom nos iPhones, iPads e Macs?

Felizmente, a Apple incluiu uma série de funcionalidades de acessibilidade no iOS 15 que pode ser encontrada em Definições > Acessibilidade e personalizar.

Estamos a passar muito tempo a olhar para ecrãs, graças ao recente aumento do trabalho remoto e híbrido devido à pandemia COVID-19. Enquanto navegamos poderá haver uma dor de cabeça induzida pela luz azul dos ecrãs e uma pequena impressão em navegação em sites, devemos ter em mente que a tecnologia deve ser acessível também a utilizadores cegos e deficientes visuais.

Felizmente, a Apple incluiu uma série de funcionalidades de acessibilidade no iOS 15 que pode ser encontrada em Definições > Acessibilidade e personalizar. No âmbito do iOS 15, a funcionalidade Zoom da Apple foi reformulada para incluir uma nova funcionalidade de acessibilidade. (E não, não estamos a falar de reuniões virtuais.) Aqui está tudo o que precisam de saber sobre isso.

Como funciona, e para que serve a ferramenta Zoom nos iPhones, iPads e Macs? 1

O que é a ferramenta zoom da Apple e onde posso encontrá-la?

Pode utilizar a função Zoom para ampliar áreas específicas do seu ecrã. A funcionalidade pode ser personalizada para ampliar todo o ecrã ou uma vista de janela arrastada. Também pode usar gestos para ativar o Zoom, como bater duas vezes e três dedos para se mover em torno do ecrã e alterar a ampliação.

Para encontrar a ferramenta de Zoom no vosso iPhone, iPad ou app de Configurações do Mac, toquem em Acessibilidade e, em seguida, Zoom.

Como funciona, e para que serve a ferramenta Zoom nos iPhones, iPads e Macs? 2

 

Como funciona a ferramenta de Zoom?

O Follow Focus permite acompanhar as suas seleções, como o ponto de inserção de texto e a sua dactilografia.

Quando ativam o Follow Focus, o Smart Typing fica disponível. Quando o teclado aparecer, podem mudar para Window Zoom. O Window Zoom, semelhante a uma lupa digital, amplia uma secção de ecrã numa janela que pode arrastar para expandir o que precisa de ver. Também podem tocar duas vezes para ampliar onde está a escrever uma vez que o teclado aparece, mas o teclado permanece no lugar.

Se tiverem um teclado externo ligado ao vosso iPad, podem utilizar o Keyboard Shortcuts. Para encontrarem e personalizarem atalhos de teclado como toggling Zoom, mover a Janela, redimensionar a Janela, e muito mais, basta simplesmente alternar a opção. Os atalhos de teclado zoom, gestos de deslocação, texto hover e zoom na barra de toque estão todos disponíveis quando abrem a aplicação no vosso mac. O zoom toggle, por exemplo, é Option + Command + 8. Podem fazer zoom para dentro e para fora pressionando essa combinação. Também pode escolher entre ampliação de ecrã completo, ampliação de ecrã dividido e ampliação de imagem.

Como funciona, e para que serve a ferramenta Zoom nos iPhones, iPads e Macs? 3

O Zoom Controler dá acesso rápido a controlos como o que acontece quando toca no ecrã uma, duas ou três vezes. Também tem a opção de exibir o controlador no ecrã. Isto exibe um pequeno ícone que achamos útil para mover a Janela em torno do ecrã. Considerem-o como um mini-mapa para o ajudar a manter-se no caminho certo quando tiver ampliado uma secção do ecrã. Podem alterar a opacidade e escolher entre cinco cores diferentes para tornar o ícone mais visível.

Podem escolher entre um Window Zoom, Full Screen Zoom ou Zoom Pinned quando utilizarem o Zoom Region. O Window Zoom amplia uma parte do seu ecrã, mas ainda poderá ver e panorâmica sobre a parte não vista. O Full Screen Zoom remove a janela e funciona da mesma forma para dobrar toques numa foto para ampliar e fazer uma panorâmica. O Zoom Pinned permite-lhe escolher uma secção específica do ecrã para fazer zoom (em cima, esquerda, direita ou inferior) mantendo o resto do ecrã no seu tamanho original.

O Zoom filter permite-lhe alterar a cor da secção ampliada para invertida, em tons de cinza, invertidas ou com pouca luz.

O Maximum Zoom Level é um simples slider que permite ajustar a ampliação de 1,2x a 15x.

 

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!