Google Play Protect: Reforçando a segurança das apps Android com análise em tempo real

O Google Play Protect vai manter o seu dispositivo seguro contra ataques. Com inspeção ao nível do código antes da instalação, irá protegê-lo de aplicações maliciosas.

Google Play Protect vai manter o seu dispositivo seguro de ataques

Recentemente, a Google Play Store ganhou reputação por hospedar um bom número de apps perigosas e maliciosas. Houve várias instâncias em que apps permaneceram indetectáveis por longos períodos na loja de aplicações. Embora a Google esteja a trabalhar ativamente para tornar a Play Store segura, o perigo real vem principalmente dos apps instalados fora da loja. Bem, agora o Google Play Protect oferecerá uma solução nesse sentido.

O Google Play Protect em breve manterá seu dispositivo seguro de atacantes

Para aqueles que não sabem, o Google Play Protect é um recurso de segurança integrado que verifica ativamente os apps que baixam da Play Store. Mas até agora, os recursos de proteção robustos só funcionavam para os apps da loja de apps da Google. Embora ele também verificasse os apps instalados fora da loja, o recurso de proteção não era tão avançado para esses apps.

Com as últimas salvaguardas, o Google Play Protect extrairá os sinais importantes de todos os apps instalados no vosso telefone. Após a extração, eles serão enviados para a infraestrutura de back-end. Isto iniciará uma avaliação em tempo real em nível de código. Essa avaliação determinará se o app é realmente seguro ou se é malicioso.

Vai gostar de saber:  Três smartphones Samsung Galaxy ficam sem suporte: Adeus, atualizações!

real Time Scan of apps Google Play Protect

Em outras palavras, quando instala uma app fora da loja, o Google Play Protect fará uma inspeção em nível de código antes da instalação. Isso ajudará a proteger os utilizadores contra apps maliciosos polimórficos que utilizam vários métodos, como IA, para serem alterados e evitar a detecção, disse o Google.

Play Store

A nova versão do Play Protect será lançada primeiro na Índia. Posteriormente, o Google irá expandi-la para o resto do mundo nos próximos meses.

Conclusão

O Google Play Protect é uma ferramenta essencial para manter seu dispositivo Android seguro contra ataques. Com as atualizações mais recentes, ele se tornará ainda mais eficaz na detecção de apps maliciosos, inclusive os instalados fora da Play Store. Portanto, é importante manter o Play Protect ativado no seu dispositivo e sempre baixar apps apenas de fontes fiáveis.

Siga o AndroidGeek para ficar atualizado sobre as últimas notícias e novidades em tecnologia.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!