Android Geek
O maior site de Android em Português

Google Now Launcher com morte anunciada

O Google Now Launcher é o launcher que vinha de fábrica com dispositivos Nexus, e muitas vezes um dos primeiros a ser instalado pelos utilizadores em dispositivos que apresentam as suas próprias "skins", que pode agora estar prestes a apresentar a sua reforma. Segundo um e-mail enviado aos parceiros do Google GMS e chegou ás mãos do pessoal do Android Police, o Google planeia deixar de listar o Now Launcher até final da primeira metade de 2017,e também já não permite que os seus parceiros o incluam nos seus telefones a partir de 1 de Março.

O e-mail indica que, uma vez que a biblioteca do Google Search Launcher Services passou a ser livre para ser usado pelos OEMs, o Google Now Launcher deixou de ser necessário de ser usado. Para os mais curiosos, a biblioteca do Google Search Launcher Services é essencialmente o swipe para o Google Now, que temos no Google Now Launcher para aceder aos Now Cards. O Google enviou esta informação às OEMs, o que significa que fabricantes como a Samsung, a LG ou a Huawei poderão agora usar os Cards nos seus próprios Launchers.

Google Now Launcher com morte anunciada 1Algumas empresas como a Motorola, que usam o Google Now Launcher (GNL), terão que encontrar outra solução. Isso pode significar que poderão passar a usar o Launcher3 do AOSP, que agora funciona com a biblioteca do Search Launcher Services.

Google Now Launcher com morte anunciada 2Então e os telefones Nexus? Bem, telefones Nexus neste momento estão mortos. Por outras palavras, não deveremos ter novos telefones Nexus no horizonte, logo a existência do Google Now Launcher deixa de fazer sentido. No futuro, à medida que a Google retirar totalmente do Google Now Launcher da loja de aplicações, eles sempre poderão alterar os Nexus 6P e 5X para o Launcher3 ou algo similar.
Ou então, e uma vez que esses telefones vão obter suporte até ao final de 2017, uma vez que contam com suporte durante 2 anos para grandes atualizações, eles poderão manter o Google Now Launcher só nesses equipamentos.

A Google afirmou no e-mail que os utilizadores atuais do GNL continuarão a ter o suporte através do aplicação de Pesquisa do Google.

Por isso, temos uma morte anunciada do Google Now Launcher, o que é uma triste noticia, uma vez que estamos perante um grande launcher, para aqueles que querem acesso ao Google em todos os momentos. É também muito bom para aqueles que gostam de um launcher leve e não pretendem fazer grandes alterações... alem de ser gratuito e ter um bom suporte por parte da Google.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais