Google Messages testa um novo recurso de segurança

O Google Messages está a testar um novo recurso de segurança que bloqueia o acesso à aplicação quando deteta partilha de ecrã. Algumas pessoas estão preocupadas com a possibilidade deste recurso impedir casos de uso legítimos.

O Google Messages está testando um novo recurso de segurança que bloqueia o acesso á aplicação quando detecta a partilha de ecrã. Essa medida visa proteger os utilizadores contra golpes e fugas de conversas privadas e códigos de segurança. No entanto, há preocupações de que esse recurso possa interferir em casos de uso legítimo.

Google Messages testa um novo recurso de segurança 1

Bloqueio de partilha de ecrã

De acordo com o site TheSpAndroid, o Google está experimentando um novo recurso no Google Messages que impede a exibição da aplicação durante uma sessão de partilha de ecrã. Essa medida tem como objetivo evitar que informações sensíveis sejam reveladas a pessoas mal-intencionadas.

Crédito - TheSPAndroid - Google Messages pode bloquear sua exibição durante o compartilhamento de ecrã

Vulnerabilidade a golpes

Os golpistas frequentemente aproveitam-se de aplicações de partilha de ecrã para enganar os utilizadores e obter informações pessoais. Por exemplo, um atacante pode se passar por um representante de suporte ao cliente e pedir ao utilizador que partilhe o ecrã para ajudá-lo a resolver um problema. Uma vez que o atacante tem acesso ao ecrã do utilizador, ele pode roubar informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito ou códigos de verificação em duas etapas.

Proteção contra golpes

Introduzir um recurso de segurança como esse pode ser uma maneira de proteger os utilizadores contra esse tipos de golpes. Ao bloquear o acesso ao Google Messages durante a partilha de ecrã, o Google ajuda a evitar que os utilizadores revelem acidentalmente suas informações privadas para golpistas.

Vai gostar de saber:  Alerta de Segurança: Atualize o seu Google Pixel para Proteger os Seus Dados!

Preocupações com uso legítimo

No entanto, algumas pessoas estão preocupadas que esse novo recurso possa atrapalhar casos de uso legítimo. Por exemplo, se um utilizador estiver a partilhar o ecrã com um amigo ou colega, ele pode ser impedido de aceder ao Google Messages.

Implementação e limitações

O recurso está sendo testado com um grupo seleto de utilizadores e ainda não foi totalmente implementado em todos os cenários possíveis. Como observado pelo TheSpAndroid, mesmo durante a partilha de ecrã, ainda é possível visualizar notificações e mensagens do Google Messages, o que anularia o propósito desse recurso.

Conclusão

Embora haja preocupações sobre o impacto em casos de uso legítimo, é encorajador ver o Google implementar medidas de segurança para proteger os utilizadores contra golpes e vazamentos de informações pessoais. É importante encontrar um equilíbrio entre a segurança e a conveniência dos utilizadores.

Acompanhe as últimas notícias sobre tecnologia seguindo o AndroidGeek. Esteja sempre informado e protegido!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!