Google Messages é agora encriptado para mensagens de grupo

Esta é uma óptima notícia para quem valoriza a sua privacidade, pois significa que as suas conversas serão protegidas de olhares curiosos. Portanto, se tiver algo que queira dizer a um grupo de pessoas, pode fazê-lo sabendo que as suas mensagens serão mantidas confidenciais.

O Google tem vindo a encriptar as suas mensagens já há algum tempo, mas apenas em conversas um-a-um. Isso está a mudar hoje, uma vez que as conversas em grupo estão a receber o mesmo tratamento de encriptação. Esta é uma óptima notícia para quem valoriza a sua privacidade, pois significa que as suas conversas serão protegidas de olhares curiosos. Portanto, se tiver algo que queira dizer a um grupo de pessoas, pode fazê-lo sabendo que as suas mensagens serão mantidas confidenciais.

As mensagens que envia entre mais do que uma pessoa devem ser privadas, certo? Estou a falar de encriptação, e a ideia é que ninguém deve ser capaz de ler as suas mensagens a não ser as pessoas a quem as envia. Com o Google Messages, as mensagens que enviou foram encriptadas durante algum tempo sobre RCS, mas apenas em conversas um-a-um. Isso está a mudar hoje em dia. A partir de hoje, todas as mensagens enviadas usando o Google Messages serão encriptadas, independentemente do destinatário.

Google Messages é agora encriptado para mensagens de grupo 1

Chegam as mensagens criptografadas do Google Chats em grupo

O Google anunciou em Maio que estavam a trabalhar na encriptação de ponta a ponta para mensagens de grupo e que está agora pronta. A encriptação de mensagens de grupo está a ser implementada para “alguns” na versão beta do Google Messages durante as próximas semanas.

Uma vez que isto só se aplica a alguns e funciona apenas sobre RCS, todos nos seus chats terão de utilizar RCS para que funcione. Levará tempo para que todos no vosso círculo de mensagens de texto entrem a bordo, o que estou a apontar, uma vez que os lançamentos do Google demoram frequentemente muito tempo. Esta é outra dessas situações.

Quer fazer parte da versão beta do Google Messages? Pode aderir inscrevendo-se tanto no programa beta do Google Messages (aqui) como no beta do Carrier Services (aqui). Uma vez inscrito, deverá receber actualizações de cada um deles que o levarão às versões beta e a receber novas funcionalidades, como as conversas encriptadas de grupo RCS de que acabámos de falar. Se desejar desistir desses programas, basta clicar nos mesmos links acima e depois “sair”

Bónus: Reacções Emoji em RCS!

Como característica de bónus, para além de chats de grupo encriptados, o Google está a lançar reacções emoji para mensagens RCS. O Google diz que se pode usar qualquer emoji para o fazer. A disponibilidade disto está listada como sendo “em breve”, mas aposto que estar no programa beta vai permitir-lhe usá-lo primeiro.

Neste momento, RCS é a sua forma de comunicar, ou está preso a uma mistura de amigos iPhone, utilizadores RCS, e aqueles (como eu) que saíram do sistema de mensagens de texto e se mudaram para plataformas de mensagens mais modernas?

// Google

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!