Google Maps introduz Gemini: a nova era de informação AI para desenvolvedores

O Google I/O revelou novas funcionalidades para a Google Maps Platform, com recurso a IA. Os programadores poderão utilizar resumos gerados por IA de locais e áreas nos seus apps, proporcionando informações úteis e concisas sobre locais pesquisados pelos utilizadores.

Google Gemini traz novidades surpreendentes para o Google Maps

O tão esperado Google I/O livestream event já foi, mas deixou-nos com uma mão-cheia de surpresas no campo da Inteligência Artificial (IA), especialmente com as novidades do Google Gemini para a plataforma do Google Maps. E, acredite ou não, algumas destas novidades vão fazer os desenvolvedores de aplicações saltar de alegria… e os utilizadores também!

Google Maps introduz Gemini: a nova era de informação AI para desenvolvedores 1

AI ao serviço dos criadores de aplicações

Os desenvolvedores que utilizam os serviços do Google Maps nas suas aplicações, mais precisamente a Places API, vão poder contar com novos resumos gerados pela IA, sobre lugares e áreas. Isto significa que os utilizadores das suas aplicações poderão obter informações úteis e concisas sobre os lugares que pesquisam, como restaurantes, atrações turísticas ou hotéis.

Mas prepare-se para o choque: isto vai poupar uma enorme quantidade de tempo e esforço aos desenvolvedores de aplicações, que tradicionalmente precisam escrever os seus próprios resumos para cada localização que os utilizadores das suas aplicações procuram.

Amigo dos animais? A Google sabe!

Para ilustrar, a Google deu o exemplo de um utilizador que procura por “cafés amigos dos cães”, e que não só recebe resultados relevantes, mas também fotos de cães nesses restaurantes em destaque.

Vai gostar de saber:  Huawei lança MateBook 14 2024: O novo gigante da Inteligência Artificial

E mais, o resultado da pesquisa inclui uma descrição breve mas proeminente do restaurante, com um esclarecedor “Resumido com AI”, que pode ser expandido pelo utilizador para obter mais informações sobre o local.

Para os nichos mais específicos

Não importa quão específica ou de nicho seja a pesquisa no Maps, o utilizador receberá resultados perfeitamente relevantes e úteis. Bem, presumivelmente desde que haja alguma informação sobre o local disponível online, que o Gemini pode usar e resumir.

Google Maps introduz Gemini: a nova era de informação AI para desenvolvedores 2

Google’s Gemini a gerar informação sobre uma localização no Maps (Crédito da imagem – Google)

Google Gemini, uma revolução à vista

Este é apenas um exemplo das funcionalidades de IA impulsionadas pelo Google Gemini que podemos esperar chegar a muitas aplicações Android em breve.

Para uma visão mais ampla de todas as novidades do Google Gemini que podemos esperar tanto nas apps como no seu telemóvel Pixel, não deixe de explorar mais aqui.

Conclusão

Se é um entusiasta da tecnologia e gosta de estar sempre a par das últimas novidades, então o Google Gemini é algo que deve definitivamente acompanhar. Mas claro, não se esqueça que o AndroidGeek é a sua fonte de confiança para tudo o que envolve tecnologia. Fique connosco e continue a explorar o fascinante universo tecnológico!

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário