Android Geek
O maior site de Android em Português

Google lança Android Training Program em Portugal

Trata-se de mais uma iniciativa integrada no projecto Grow With Google, através da qual a companhia tem vindo a ajudar a preparar e a formar os portugueses para os desafios e as oportunidades da economia digital e contribuir também para o empreendedorismo em Portugal. O Android Training Program divide-se em dois momentos.

Quando ouvimos falar do nome da Google associamos inicialmente ao motor de busca mais conhecido. Mas a Google é muito mais do que isso, é responsável por um dos maiores sistemos operativos móveis no mercado o Android, entre outros feitos.

E não fica só por ai, com foco numa ideologia, em que devemos ter acesso à educação, nomeadamente em formação digital. A Google continua apostar em formação, que seja acessível a todos, sejam miúdos ou graúdos.

Google prepara-se para formar os portugueses na arte de programar
Google Android Training Program

E como tal hoje no novo campus da faculdade Nova SBE em Carcavelos, a Google apresentou o seu programa educacional. O Android Training Program, um programa piloto na Europa que visa formar 3000 portugueses em programação Android até ao final do ano.

E porquê Portugal para esta iniciativa, perguntam vocês? Uma empresa Multinacional como a Google a investir no nosso país.

Segundo a Google, estamos muito bem localizados geográficamente, bem como temos acesso a boas infra estruturas, e uma boa ligação à internet, sem falar no bom clima e boa hospitalidade. Mas acima de tudo, temos bons profissionais com muito talento.

A Google reconhece que existe muito talento em Portugal, com muitas comunidades de programadores que têm vindo a crescer, e daí querer apostar e realizar este programa pioneiro, no nosso país.

Google lança Android Training Program em Portugal 1
Android Training Program Portugal, tratasse de um projeto piloto na Europa.

Trata-se de mais uma iniciativa integrada no projecto Grow With Google, através da qual a empresa tem vindo a ajudar a preparar e a formar a população. De forma a preparar os portugueses e as empresas para esta nova revolução digital que estamos a entrar.

O Android Training Program vai dividir-se em dois blocos. O primeiro envolve a formação  de professores das cinco universidades parceiras do programa: Universidade de Lisboa e do Porto, Politécnicos de Setúbal, de Leiria e do Cávado e Ave.  

Com intuito de formar professores na programação Android, para posteriormente poderem dar apoio aos estudantes durante a formação dos cursos na plataforma online Udacity.

Google lança Android Training Program em Portugal 2
André Luis Martinez Ortiz, que faz parte da equipa de engenharia da Cloud Team. Explica o papel importante que os mentores vão ter de forma ajudar os alunos, e manter deles no interesse no programa.

Além da formação, as universidades vão receber codelabs para introduzir os alunos ao Android Training Program e iniciá-los já em alguns cursos de nível básico e intermédio. Todos os alunos vão receber certificados, entregues pela Beta-i, que também é parceira do programa e responsável por organizar estas formações.

Após os codelabs, através da plataforma da Udacity, os alunos poderão frequentar qualquer um dos 3 cursos de Android gratuitos disponíveis: Android Basics (nível básico - 60 horas), Developing Android Apps (Nível intermédio - 60 horas) e Build Native Mobile Apps with Flutter (Nível intermédio - 60 horas)

Desde do incio do ano passado que a Google comprometeu-se a ajudar um milhão de europeus a encontrar um emprego ou no crescimento dos seus negócios até 2020.

“A economia e a sociedade portuguesa estão a passar por uma transformação digital que oferece oportunidades enormes de crescimento, inovação e de emprego. As competências necessárias para se tirar partido desta transformação também estão a mudar. Com as iniciativas do Grow with Google queremos contribuir para que o maior número possível de portugueses tenham as melhores ferramentas de formação para melhorar as suas competências, carreiras e negócios numa economia cada vez mais digital”  explica Helena Martins, responsável de políticas públicas da Google Portugal

Google lança Android Training Program em Portugal 8

O Android Training Program, que já se encontra disponível, e encontra-se a decorrer em paralelo, com o projecto Atelier Digital. Que num espaço de dois anos, já formou mais de 50.000 portugueses em competências digitais.

Para mais informações sobre o Android Training Program, cursos, codelabs e inscrições, podem consultar https://events.withgoogle.com/android-training-program-pt/

Happy Coding.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais