Google e Samsung: Estratégia para Envelhecer Telemóveis Novos?

“Descubra por que a Samsung e Google optam por margens de ecrã mais grossas nos smartphones de gama média de 2024, tornando-os menos modernos.”

É inegável que o design é o aspecto mais subjetivo de um smartphone. Por isso, não é de estranhar que seja um tema recorrente nas minhas colunas de opinião. Um elemento particular do design que parece unir a maioria das opiniões é a moldura do ecrã. A opinião geral é clara: quanto mais fina, melhor.

Contudo, uma opinião menos popular, mas não menos importante, é que as molduras simétricas deveriam ser uma prioridade ainda maior. Nem todos os fabricantes de telefones partilham desta opinião.

A Inesperada Viragem no Design

 

Tomemos como exemplo a Samsung e a Google, duas das marcas mais influentes do mundo, que não hesitam em fazer os seus novos Galaxy A55 e Pixel 8a regredirem no tempo, parecendo mais antigos do que os seus antecessores de 2019-2021 – o Galaxy A51 e o Pixel 5a.

 

Comparação entre Pixel e Galaxy média gamars

Parece que a Samsung e a Google continuam a simplificar o design dos seus telefones de gama média para fazer os seus flagships brilhar ainda mais.

 

Esta não é a primeira vez que a Samsung e a Google decidem, propositadamente, “voltar atrás” no design dos seus telefones. O mesmo aconteceu com o Galaxy A54 e o Pixel 7a do ano passado.

Bezels Grossos e Assimetria: Uma Escolha Estilística?

 

 

A pior combinação? Os bezels do Pixel 8a são tanto grossos quanto assimétricos.

Google e Samsung: Estratégia para Envelhecer Telemóveis Novos? 1

Se aceitarmos que Samsung e Google simplesmente não conseguiram fazer o bezel inferior tão fino quanto as molduras laterais e superior, certamente tinham a opção de fazer todas as quatro bordas do mesmo tamanho – mesmo que tivessem de as tornar tão grossas quanto o (mais grosso) bezel inferior.

Vai gostar de saber:  Ameaça de Taxas Europeias pode Afetar Produção do MINI Elétrico da BMW na China

Consistência e Modernidade em Jogo

 

Entender a importância das molduras simétricas é reconhecer uma preferência humana inata pela simetria, vista não só em smartphones como em várias vertentes da nossa vida.

Porque os Bezels Importam, mas Não São Tudo

 

No final das contas, bezels grossos podem fazer com que os telefones da Samsung e da Google pareçam mais antigos, mas será que isso é razão suficiente para evitar comprar um Pixel 8a? Claro que não! Ainda recomendaria o Pixel 8a a quase todos que procuram um telefone com excelente relação qualidade/preço, que faz tudo o que o flagship de 1.000 dólares da Google faz, mas por metade do preço.

O que realmente me incomoda é a disposição de grandes marcas como a Google e, especialmente, a Samsung, em fazer os seus telefones de gama média de 2024 parecerem menos modernos apenas para que os seus flagships se destaquem mais.

Para explorar mais sobre este tema fascinante e manter-se atualizado com tudo o que envolve tecnologia, faça do AndroidGeek a sua fonte de informação go-to. Aqui, a paixão pela tecnologia encontra um espaço para crescer e ser partilhada.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!