Google Duplex: fará chamadas para que não precisem pegar no telemóvel

Neste artigo vamos falar do Google Duplex, um projecto fascinante que a empresa tem em andamento e que usa o Google Assistant para fazer chamadas telefónicas reais e não estamos a falar de marcar um número de telefone  estamos a falar de ligar e falar com um interlocutor humano com um objectivo específico e dirigir a conversa de forma a concretizar a missão.

O Google revelou um pouco na última semana de como será o futuro da humanidade. Esta afirmação pode parecer exagerada, mas se a tecnologia que o Google apresentou se tornar uma realidade acessível às massas em breve o mundo como o conhecemos vai mudar,vai mudar muito.
Google Duplex: fará chamadas para que não precisem pegar no telemóvel image
Neste artigo vamos falar do Google Duplex, um projecto fascinante que a empresa tem em andamento e que usa o Google Assistant para fazer chamadas telefónicas reais e não estamos a falar de marcar um número de telefone  estamos a falar de ligar e falar com um interlocutor humano com um objectivo específico e dirigir a conversa de forma a concretizar a missão. O mais incrível é que o humano do outro lado da linha nem se apercebe que está a falar com uma máquina. Se isto não é revolucionário  então não sei o que possa ser.

Google Duplex: fará chamadas para que não precisem pegar no telemóvel image

Google Duplex vai permitir ao Assistant interagir com humanos de forma autónoma 

Os exemplos mostrados demonstraram o Google Assistant a marcar compromissos em nome do utilizador de uma forma assustadoramente eficiente e sem o interlocutor se aperceber de que se tratava de uma máquina.

Google Duplex: fará chamadas para que não precisem pegar no telemóvel image

No primeiro exemplo vemos o Google Assistant a marcar uma sessão num cabeleireiro, a utilizadora diz a data e as horas preferenciais e o Google Assistant faz o resto. A interlocutora humana nem suspeita  pois o Google Assistant diz coisas como hmm e oh nos momentos apropriados e mantém um discurso adequado e lógico em toda a conversa.
Google Duplex: fará chamadas para que não precisem pegar no telemóvel image
No segundo exemplo mostrado  o Google Assistant foi incumbido de fazer uma reserva para jantar para 4 pessoas  ao ligar para o restaurante é atendido por uma pessoa que parece articular e perceber mal inglês, aliado a isto diz ao Google Assistant que não aceitam reservas para 4 pessoas. A AI do Google Assistant decide então perguntar qual o tempo de espera naquele dia da semana. Tudo isto sem a pessoa do outro lado perceber que está a falar com uma máquina. Vou deixar o link mais abaixo para que possam ver e ouvir as conversas por vós próprios.

O que podemos esperar do Google Duplex?

O Google disse que é provável que diminua a natureza realista da voz do Assistente. Além das preocupações com a privacidade, o público regularmente expressa preocupação com o avanço da inteligência artificial e seu impacto na sociedade. O Google está a fazer um esforço conjunto para deixar o público à vontade, tanto com a privacidade quanto com o esforço contínuo da empresa no campo da IA. Isso significa que eles podem remover parte da linguagem coloquial, bem como a hesitação fingida na voz do Google Assistant. Obviamente, o programa não precisa preencher espaços entre pensamentos com sons como hmm, é provável que eles sejam retirados. Também é provável que o resultado final não seja tão impressionante quanto o demo. É do conhecimento comum que tais demos são cuidadosamente coreografados e ensaiados. Tudo tem que sair sem problemas durante uma revelação para que um produto seja bem sucedido. Embora a IA tenha percorrido um longo caminho na última década, ainda há um longo caminho pela frente. Esta tecnologia é impressionante mas tem implicações sociais e económicas que devem e têm que ser acauteladas para que a sociedade como a conhecemos possa continuar.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link

Achou interessante?

Partilhe com os seus amigos