Android Geek
O maior site de Android em Português

Google Google Duo, um dos melhores serviços de vídeo chamadas por aí

Com várias tentativas e esforços, através de múltiplos serviços durante anos, apenas com intuito de poder rivalizar com nomes grandes, como o WhatsApp. Os seus serviços:

A estratégia da Google, de forma a oferecer um serviço de mensagens instantâneas (chats), infelizmente foi um fracasso. Com várias tentativas e esforços, através de múltiplos serviços  e aplicações, apenas com intuito de poder rivalizar com grandes nomes, como o WhatsApp do Facebook.

Os serviços: Allo e Duo, quando foram publicamente apresentados em 2016, tiveram um começo atribulado. No caso do Allo, este não tinha integração com serviço de SMS, e honestamente não havia grandes motivos, que motivasse uma mudança para outra aplicação.

Apesar do Duo, não apresentar falhas durante a sua apresentação, convencer os utilizadores a instalar mais uma aplicação, só para fazer e receber chamadas de vídeos, provou ser um desafio complicado para a Google.

Tendo isso em conta, no final deste ano, a Google decidiu eliminar o serviço Allo, limitando-se apenas em manter, o seu serviço Android Messages e RCS -rich communication services” nos Estados Unidos, e claro o Duo.

E apesar do Duo, ter passado, despercebido durante estes últimos 3 anos, já tem sobre a sua alçada, uma vasta lista de atualizações, que fazem dele uma excelente aplicação para chamadas de vídeos e áudio.

Google Duo

A aplicação Duo, neste momento vem pré-instalada em todos os telemóveis com sistema Android, o que lhe permitiu, atingir biliões de transferências na Play Store.

Mas afinal, o que tem o Duo, assim de tão especial?

O que distingue o Google Duo, dos restantes serviços é a sua qualidade superior. De todos os outros serviços que já testei, o Google Duo, é o que oferece: a melhor qualidade de imagem para chamadas de vídeo, e curiosamente é a aplicação que consome menos dados móveis.

O serviço da Google, tem a capacidade de alternar, entre o sinal Wi-Fi e o sinal da rede móvel, e faz isso de forma tão fluída. Que nem os seus utilizadores se apercebem, do que se está a passar por trás.

Google Duo oferece melhor qualidade de chamada, e menor custo de tráfego móvel.

Outra particularidade interessante sobre o Duo, é que este funciona mesmo em redes 2G. Claro, que não vamos ter a mesma qualidade de chamada, mas pensem só na viabilidade do serviço, em comparação a outros.

Imaginem só, estão a passar por terrinhas do interior  do país, com pouca rede, e precisam de fazer aquela vídeo chamada importante. Poderá não ser em Full HD, mas imagem irão ter!

O Google Duo funciona através do protocolo, WebTRC, “Web Real-Time Communication”, trata-se de uma plataforma open-source, concebida para chamadas de vídeo e áudio, através da internet.

WebTRC funciona, através do sistema de ligação: peer-to-peer, o que significa que as nossas chamadas, não são processadas por um servidor. O que permite, sistemas de encriptação: end-to-end.

Basicamente este protocolo, para além de oferecer mais segurança, é o segredo do Duo para a sua forte conectividade.

Sem falar que o Duo também é incrivelmente fácil de configurar e usar. Tudo o que precisam fazer, é vincular o vosso número de telefone, e a aplicação com a vossa autorização, claro, vai examinar a vossa lista de contatos, de forma a encontrar todos os contatos que possuem o Duo instalado.

Depois, é ligar para eles, tão fácil, que só têm que escolher entre chamadas de áudio ou vídeo.

O Duo também oferece chamadas em grupo até oito pessoas, e tal como as chamadas individuais. As chamadas em grupo também vêm com o mesmo protocolo segurança.

Honestamente, revejo-me mais a usar o Duo, para conversar com amigos e familiares, quando é preciso reunir a malta toda, num só lugar, e as chamadas de grupo, são excelentes com o Duo.

O serviço da Google Duo, funciona igualmente através da internet, basta vincular a vossa conta da Google ao Duo, se não quiserem fazer login do serviço em todos os vossos dispositivos.

O Duo também é a aplicação de chamadas áudio e vídeo padrão, nas colunas inteligentes da Google: o Google Home, o Nest Hub e o Nest Hub Max.

Para além disso tudo, não podia esquecer, de mencionar outras adições, interessantes, como o caso do Knock Knock.

Esta permite, que possam ver o vídeo ao vivo de quem está a ligar antes de atenderem a chamada. Em resposta, podem deixar uma mensagem de áudio ou vídeo gravada, e claro, Duo já tem um modo escuro.

E a Google não ficou por aí, o Duo vem com recursos de forma a tornar as vossas chamadas mais divertidas.

A Duo, vem com efeitos de vídeo incorporados, para os feriados especiais, para além que, a Google lança regularmente filtros temáticos que tornam as ligações para amigos e familiares muito mais interessantes.

O serviço é suposto receber filtros do vídeo Scooby-Doo ,antes do lançamento do novo filme em 2020.

Apesar de todas estas boas razões para mudaram para o Duo, a Google não inovou nada, no que toca à sua estratégia, para um serviço só de mensagens. Mas, com o Duo, a Google conseguiu criar o serviço de vídeos chamadas, que reúne, muitos pontos positivos, para ser perfeito.

A natureza acessível do serviço, combinada com a segurança e a qualidade oferecida, faz com que seja uma recomendação fácil. Se ainda não o testaram, pensem que em 2020 pode ser o ano de experimentarem coisas novas.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais