Google Drive permite finalmente atalhos para copiar e colar ficheiros

No início deste mês, o Google adicionou finalmente esta capacidade à Drive. Veja aqui como utilizá-la.

Desde o seu lançamento em Abril de 2012, Google Drive tem sido uma ferramenta popular de armazenamento e colaboração online. Uma das características mais solicitadas tem sido a capacidade de criar atalhos para copiar ficheiros e pastas, para que os utilizadores possam facilmente copiá-los e colá-los. No início deste mês, o Google adicionou finalmente esta capacidade à Drive. Veja aqui como utilizá-la.

A nova versão do Google Drive acrescenta o que todos esperam há anos: suporte para atalhos de teclado. Agora, já não precisa de fazer longos e enfadonhos arrastar e largar para mover os seus ficheiros. Atalhos para trabalhos, corte e cole tal como no seu PC.

Google Drive permite finalmente atalhos para copiar e colar ficheiros 1

Desde há alguns anos, a Google tem vindo a dar a conhecer a sua ambição de fazer do seu WorkSpace um concorrente de pleno direito do Office. Isto foi confirmado esta semana com a adição de uma nova funcionalidade que permite editar os seus ficheiros Docs à velocidade de um relâmpago. Mas isto é apenas a ponta do iceberg, como evidenciado pela implementação no do modo offline para Drive, que permite o acesso aos seus ficheiros em qualquer altura.

No entanto, faltava ao Drive um aspecto essencial para esperar tornar-se uma verdadeira alternativa ao Office, ou mesmo ao Windows: atalhos de teclado. De facto, para mover os seus ficheiros, foi necessário realizar longos arrastar e largar até que estes estivessem nas pastas. Não será muito prático concordar, e o Google é obviamente da mesma opinião. Hoje em dia, pode usar todos os seus atalhos de teclado favoritos dentro do Drive, incluindo Ctrl+C e Ctrl+V para copiar e colar ficheiros.

O Google Drive permite finalmente utilizar atalhos de teclado para navegar

Encontramos, claro, os grandes clássicos CTRL+C, CTRL+V ou mesmo CTRL+X, ao ponto de nos perguntarmos porque é que ainda não estavam presentes na aplicação. Para a ocasião, resumimos os principais atalhos que estão a chegar ao Drive:

  • CTRL + C: copiar um ficheiro
  • CTRL + X: fazer cut a um ficheiro
  • Paste a um ficheiro CTRL + V
  • CTRL + Shift + V:
  • CTRL + Shift + V: criar um atalho para um ficheiro
  • Abrir um ficheiro numa nova aba CTRL + Enter

Nada revolucionário então, mas uma mudança que promete acelerar o fluxo de trabalho daqueles que utilizam diariamente o Google Drive. Note-se, no entanto, que estes atalhos só funcionam com o navegador Chrome. Pode encontrar uma lista de todos os atalhos de teclado disponíveis na aplicação, clicando no link abaixo.

Google Drive permite finalmente atalhos para copiar e colar ficheiros 2

Recentemente, o Google revelou uma nova actualização que irá mostrar banners no armazenamento em nuvem do Google Drive para alertar sobre ficheiros suspeitos. Anteriormente, foi anunciada uma solução semelhante para os serviços Google Docs, Folhas, Slides e Desenhos.

Os utilizadores que abrirem um ficheiro potencialmente perigoso ou suspeito no Google Drive receberão agora um banner de aviso; para os ajudar a proteger contra o resgate, phishing, e outro malware.

Além disso, o banner notificará os utilizadores que um ficheiro suspeito pode ser utilizado para roubar dados pessoais; a empresa observa que não há controlo do utilizador sobre o funcionamento da função, esta é activada por defeito.

O lançamento da nova funcionalidade terá lugar nos próximos dias. Apenas os utilizadores do Google Workspace, G Suite Basic e Business Account receberão alertas. O acesso a esta funcionalidade surgirá nos próximos 15 dias.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!