Android Geek
O maior site de Android em Português

Google desenvolve AI contra os curiosos

A equipa da Google desenvolveu uma ferramenta que pode alertá-lo quando um estranho se encontra a espreitar o seu ecrã. O “protetor de ecrã eletrónico”, como é chamado pelos inventores Florian Schroff e See Jung Ryu, será apresentado na conferência Neural Information Processing Systems (NIPS) que será realizada na Califórnia na próxima semana.

Então, o que é esse “protetor de ecrã eletrónico” e como funciona?

Em poucas palavras, parece que é uma aplicação que usa a inteligência artificial e a câmara frontal de um telefone para procurar rostos. Se a ferramenta detetar uma pessoa (leia-se curioso ou curiosos), que não seja o proprietário, a olhar para o ecrã, alertará o utilizador de que a sua privacidade está a ser violada em tempo real.

Conforme pode ver no vídeo de demonstração acima, o software interrompe repetidamente uma conversa do Google Hangouts quando verifica que uma pessoa está a espreitar sobre o ombro do utilizador. Aparentemente, a ferramenta pode detetar um olhar em apenas 2 milissegundos, enquanto o reconhecimento facial leva cerca de 47 milissegundos.

Os pesquisadores dizem que o protetor de ecrã eletrónico funciona bem em várias condições de iluminação e pode detetar múltiplas poses da cabeça. Ainda assim, não podemos deixar de nos perguntar como isso afetará a vida da bateria ou o que acontece se estiver a tentar assistir a algo com um amigo ou familiar. Provavelmente essa proteção poderá ser desativada.

Embora este recurso pareça ser um excelente candidato para a próxima versão do sistema Android, nesta fase, parece que é mais um projeto experimental.
No entanto, podemos ver algo semelhante implementado em forma de aplicação ou serviço, num futuro não muito longínquo.

O que achou? Interessante ou nem por isso? Confesso que algo desse estilo muitas vezes faz falta quando andamos de transportes públicos. Muitos são os curiosos que insistem em querer ver o que estamos a fazer nos nossos telefones.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link