Google contrata engenheiro da Apple para lançar misterioso sistema operativo Fuchsia

Um engenheiro de alto escalão da Apple, Bill Stevenson, diz que se vai juntar à equipa Google para ajudar a desenvolver o novo sistema operativo. Embora isso pareça promissor, isso não nos fornece uma expectativa de linha do tempo – a única coisa que temos é que é um artigo da .

Não é segredo que o Google está a trabalhar num novo sistema operativo (e possível substituto do Android) chamado Fuchsia desde pelo menos 2016, mas os detalhes são poucos e muito espaçados no tempo entre si. O mais recente a surgir publicamente? Um engenheiro de alto escalão da Apple, Bill Stevenson, diz que se vai juntar à equipa Google para ajudar a desenvolver o novo sistema operativo.

Google contrata engenheiro da Apple para lançar misterioso sistema operativo Fuchsia 1

 

Embora isso pareça promissor, isso não nos fornece uma expectativa de linha do tempo - a única coisa que temos é que é um artigo da . Bloomberg não confirmado que o  diz que o Fuchsia será lançado em dispositivos domésticos dentro de três anos. É interessante, no entanto, ver o que Stevenson poderia oferecer à equipa. O gestor sénior de gestão de programas Mac / Windows é um funcionário de quase 15 anos na Apple. Nos últimos seis anos, ele supervisionou os lançamentos do macOS Lion, Mountain Lion, Mavericks, Yosemite, El Capitan, Sierra, High Sierra e Mojave.

Google contrata engenheiro da Apple para lançar misterioso sistema operativo Fuchsia 2

Cargo do LinkedIn de Bill Stevenson

Antes disso, trabalhou no OS X, primeiro como engenheiro de lançamento de produtos, depois como gestor sénior de programas de engenharia. o seu novo papel no Google ainda não foi revelado publicamente, mas as suas credenciais sugerem que ele provavelmente assumirá uma posição de alto nível. Também é possível ver através do seu perfil no LinkedIn que Stevenson tem uma experiência significativa com serviços em nuvem como Find My Mac e iCloud for Mac.

Relacionado:  iOS 15 vai pedir permissão aos utilizadores para recolha de dados, para anúncios relevantes

De acordo com a Bloomberg na edição de julho, Stevenson fará parte de um grupo de mais de 100 engenheiros, onde se inclui o veterano designer Matias Duarte, que está a trabalhar no projeto em part time. Stevenson também afirmou que estava ansioso para trabalhar com Chris McKillop, que trabalha na Fuchsia como diretor de engenharia do Google e é um veterano da Apple, Palm e Jawbone.

Google contrata engenheiro da Apple para lançar misterioso sistema operativo Fuchsia 3

Fuchsia correndo no modo de telefone. Imagem de Ron Amadeo, do Ars Technica, que conseguiu o sistema operativo no começo do ano passado.

Como uma atualização rápida no Fuchsia OS em geral: o novo sistema é baseado num novo microkernel chamado "Zircon", em vez do kernel Linux usado pelo Android e ChromeOS. Ele é projetado para a correr em muitas plataformas, onde se inclui telefones, dispositivos embarcados (pense em automóveis, IoT, etc.) e laptops. Bloomberg, na peça mencionada acima, informou que o Google está a planear substituir o Android por Fuchsia, o que poderia acontecer dentro de cinco anos. O Google respondeu posteriormente que não há plano concreto para substituir o Android nos próximos cinco anos. Em última análise, só o tempo dirá.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!