Android Geek
O maior site de Android em Português

Google Cloud Print, imprime de qualquer lado para onde quiseres!

Se enviar um e-mail para o desktop ainda é o método de impressão a partir do teu Android, está na altura de evoluir. Usando o Google Cloud Print, podemos imprimir qualquer coisa a partir do telefone ou tablet Android para qualquer impressora, mesmo que seja um modelo mais antigo.

 

 

 

[youtube_sc url="https://www.youtube.com/watch?v=1A5zvYda7Eo"]

Cloud Print - que tecnicamente se encontra em fase beta, como muitas coisas do Google - funciona processando os trabalhos de impressão através da Internet. Então, podemos enviar itens para a impressora em casa, mesmo quando estamos em casa de uma amiga ou no trabalho.

Há mais. Google Cloud Print não trabalha apenas com Android - também funciona com qualquer dispositivo que use o Chrome, incluindo iOS e qualquer desktop ou laptop. Vamos configurá-lo?

 

Passo 1: A impressora está Cloud Ready?

 

Se a impressora tem Wi-Fi , provavelmente é "Cloud Ready". O que isto significa é que pode imprimir nesta  impressora, mesmo se o computador estiver desligado. Como a impressora tem Wi-Fi, ela pode conectar-se diretamente ao dispositivo Android sem a ajuda do computador.

Descubra se a sua impressora é Cloud Ready visitando o site Cloud Print e verificando o seu modelo de impressora. Uma vez que o encontre, clicke no link na descrição para obter as instruções de configuração. O passo a passo-vai variar para cada impressora, por isso não vamos desenvolver estes passos aqui. Uma vez que este processo estiver terminado, continuamos para a próxima etapa.

A impressora não está Cloud Ready? Sem problemas.

 

A beleza do Google Cloud Print é que ele é compatível com até mesmo as mais velhas impressoras. Desde que computador esteja ligado, e conectado à Internet, e a impressora ligada, podemos imprimir.

  1. Ir ao computador e iniciar o Chrome. Não há como fugir disso .
  2. No Chrome, abra o menu e verifiquem se têm sessão iniciada na conta do Google. Tem que ser a mesma que usam no dispositivo Android.
  3. No mesmo menu Chrome, ir a Configurações. Descer e clickar em Mostrar configurações avançadas, clicke em Gerenciar sob Google Clount Print. Aqui é onde vamos associar uma impressora á conta Google.
  4. Clicke em Adicionar Impressoras, e marque as caixas para a impressora (s) para a qual(is) gostariam de imprimir a partir do dispositivo Android.
  5. Clicke em adicionar impressoras de novo, e pronto.

 

cloud

Passo 2: Configurar o seu dispositivo Android

 

A configuração do dispositivo Android é muito simples. Basta ir ao Google Play e instalar o Google Cloud Print. É, essencialmente, um plug-in que permite a impressão de uma série de aplicativos do Google (como o Gallery), e permite gerir os trabalhos de impressão.

Em versões de Android anteriores ao KitKat, ele vai aparecer como uma aplicação independente. Em KitKat, ele funciona em segundo plano.

Passo 3: Inicie a impressão

 

Neste ponto, estamos prontos para começar a imprimir a partir da Galeria ou Chrome. Basta tocar no botão de menu em qualquer aplicativo e escolher Imprimir. Uma janela aparecerá, permitindo que escolha a impressora a partir de um drop-down, junto com várias configurações, como tamanho do papel e cor. Clicke em Print, e o item será enviado para a impressora.

Mas a impressão Android não é apenas para  fotos e páginas da web, podemos imprimir mensagens, contatos, anexos de e-mail e arquivos armazenados, desde que usemos os plugins adequados como o Cloud Print Plus

A Google tem uma página que lista todos os aplicativos compatíveis com o Cloud Print.

Deixem os vossos comentários.

 

Fonte: Google,Cnet

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais