Android Geek
O maior site de Android em Português

Google AI pode detectar cancro da mama em estado avançado de forma mais eficaz do que os seres humanos

O Google deu mais evidências de que a IA pode se tornar um valioso aliado na detecção do cancro. Os investigadores da empresa desenvolveram uma ferramenta de aprendizagem profunda que pode detectar cancror de mama metastático (avançado) com uma precisão maior do que os patologistas ao olhar para os slides.

O Google deu mais evidências de que a IA pode se tornar um valioso aliado na detecção do cancro. Os investigadores da empresa desenvolveram uma ferramenta de aprendizagem profunda que pode detectar cancror de mama metastático (avançado) com uma precisão maior do que os patologistas ao olhar para os slides. A equipa treinou o seu algoritmo (Lymph Node Assistant, também conhecido como LYNA) para reconhecer as características dos tumores a usar dois conjuntos de lâminas patológicas, dando-lhe a capacidade de detectar metástases numa ampla variedade de condições. O resultado foi um sistema de inteligência artificial que pode dizer a diferença entre lâminas de cancro não cancerígenas em 99% das vezes, mesmo ao procurar por metástases extremamente pequenas que os seres humanos possam não detectar.

Google AI pode detectar cancro da mama em estado avançado de forma mais eficaz do que os seres humanos 1

A LYNA foi ainda mais eficaz quando serviu como ajudante – os patologistas que realizaram diagnósticos simulados descobriram que a tecnologia de aprendizagem profunda facilitou o seu trabalho. Não só reduziu a taxa de micro-metástases perdidas por um “fator de dois”, como reduziu o tempo de inspecção pela metade para um único minuto.

Esta abordagem imediata seria de extrema eficácia no terreno, já que estaria à procura cancro de mama em estágio avançado, onde não há cura conhecida. Também ainda tem que ser usado em situações clínicas da vida real. No entanto, os cientistas observam que a metástase é um fator comum na maioria das formas de cancro. Não faltará muito para adaptar o sistema para procurar outro tipo de tumores. Se e quando estiver pronto para uso prático, pode levar a diagnósticos extremamente confiáveis ​​e a médicos mais livres para dedicar mais tempo ao cuidado dos seus pacientes.

 

Fonte

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link