Google acrescenta mais formas de se retirar dos resultados de pesquisa

E se alguma vez cometer o erro de publicar algo de que mais tarde se arrepende, pode ser complicado desaparecer de motores de busca como o Google. Mas não se preocupe – o Google já ouviu os gritos de ajuda e agora oferece ainda mais maneiras de se retirar dos seus resultados de pesquisa.

Parece que todos os dias, há uma nova forma de ser encontrado na Internet. Quer esteja à procura de informação sobre um novo produto ou apenas queira ver o que os seus amigos andam a fazer, é fácil perder-se no mar de informação, e também ser encontrado. E se alguma vez cometer o erro de publicar algo de que mais tarde se arrepende, pode ser complicado desaparecer de motores de busca como o Google. Mas não se preocupe – o Google já ouviu os gritos de ajuda e agora oferece ainda mais maneiras de se retirar dos seus resultados de pesquisa. Continue a ler para mais informações!

Google acrescenta mais formas de se retirar dos resultados de pesquisa 1

O Google costumava ter um padrão bastante rígido para aquilo a que os cidadãos particulares podiam opor-se nos seus resultados de Pesquisa: por exemplo, números de cartões de crédito, ID de contas bancárias, ou fotografias das suas assinaturas manuscritas. Agora, alargou a sua lista de conteúdos pessoais censuráveis para que se possa proteger melhor das ameaças do século XXI.

Michelle Chang, líder da política global de pesquisa, detalha em “The Keyword” como pode agora solicitar ao Google que remova “informações de contacto pessoais como um número de telefone, endereço de e-mail, ou endereço físico”

O post do blogue explica que não removerá informação publicamente disponível ou digna de notícia, particularmente qualquer coisa disponível em páginas governamentais ou “fontes oficiais”. Uma página de Suporte do Google indica que apenas removerá informações de contacto devido a “ameaças” ou “apelos para que outros possam prejudicar ou assediar”.

Vai gostar de saber:  Google lança rede Find My Device (FMD) para todos os dispositivos Android

Assumindo que tem provas de que uma pessoa colocou as suas informações de contacto para o dox, ou encorajar outros a prejudicá-lo, o Google deve agora remover as informações que anteriormente não considerava suficientemente importantes para remover.

Chang observou também que se pode opor às “credenciais de login confidenciais” encontradas nos resultados da Pesquisa Google. Idealmente, utilizará um gestor de senhas que impede que as pessoas tenham acesso a todas as suas contas de uma só vez; mas mesmo uma única senha pública pode arruinar a sua vida se não for controlada.

Se detectar o seu e-mail, número de telefone, endereço pessoal, ou credenciais de login nos resultados da pesquisa, pode consultar o formulário oficial de pedido de remoção do Google nesse link e iniciar o processo de protecção a si próprio.

Nos últimos meses, o Google fez progressos sólidos para tornar os seus resultados de pesquisa mais seguros. Em Outubro passado, assegurou-lhe a possibilidade de remover fotos de menores da Pesquisa Google.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!