Gmail quer ser a aplicação tudo em um para produtividade. Gostem ou não

O Gmail quer tornar-se a sua aplicação web de produtividade tudo-em-um, gostem ou não. O que isto significa é que se quiser gerir o seu e-mail, calendário, e contactos num só sítio, o Gmail está a tentar ser esse sítio. Se isto é uma coisa boa ou não, há alguns benefícios em utilizar o Gmail como o balcão único.

O Gmail quer tornar-se a sua aplicação web de produtividade tudo-em-um, gostem ou não. O que isto significa é que se quiser gerir o seu e-mail, calendário, e contactos num só sítio, o Gmail está a tentar ser esse sítio. Se isto é uma coisa boa ou não, há alguns benefícios em utilizar o Gmail como o balcão único. Por exemplo, pode aceder facilmente a todos os seus dados a partir de qualquer dispositivo com uma ligação à Internet. Além disso, as capacidades de pesquisa do Gmail são de topo e podem ajudá-lo a encontrar informação rápida e facilmente. Assim, se procura uma ferramenta de produtividade online fiável e versátil, o Gmail pode ser a resposta.

Gmail quer ser a aplicação tudo em um para produtividade. Gostem ou não 1

A pandemia levou a um aumento na adopção de ferramentas como o Google Meet e Chat, uma vez que o trabalho a partir de casa se tornou a norma e milhões de pessoas em todo o mundo começaram a realizar reuniões e aulas online. A Google aproveitou esta oportunidade para integrar o Chat e o Meet com o Gmail no telemóvel. Agora, a empresa está a aprofundar ainda mais esta integração com um novo layout para o Gmail na web que combina Chat, Spaces, e Meet com a caixa de entrada. A empresa começou a mostrar este design no ano passado quando renomeou Rooms para Spaces e o integrou com Docs, Meet, e outros serviços.

O novo layout apresenta um novo menu de navegação à esquerda que permitirá aos utilizadores alternar facilmente entre os seus e-mails, conversas ou Chats, e reuniões no Google Meet – tudo isto sem ter de trocar de separador do navegador. O menu substitui as entradas da barra lateral para estes três serviços encontrados no actual design do Gmail, e tudo parece muito mais simplificado.

 

Gmail quer ser a aplicação tudo em um para produtividade. Gostem ou não 2

Haverá também bolhas de notificação para informar os utilizadores de qualquer coisa importante que exija a sua atenção. Quando no Chat ou Spaces, os utilizadores podem ver toda a lista de conversação num único ecrã, enquanto a visualização da caixa de entrada mostrará a lista completa de emails como faz actualmente. O Google diz no seu anúncio que irá lançar uma pesquisa unificada nos próximos meses para mostrar os resultados de e-mail e chat na barra de pesquisa – um grande avanço em comparação com a solução actual.

A visualização integrada estará disponível para os utilizadores a partir de Fevereiro de 2022 e tornar-se-á a visualização padrão para os utilizadores do Gmail em Abril. Durante um curto período de tempo, estará disponível uma opção para reverter para o layout mais antigo, mas será removida até ao final do segundo trimestre de 2022. Uma experiência de navegação simplificada também será lançada aos utilizadores do Google Chat na web por volta da mesma altura.

A opção opt-in começará a ser implementada a partir de 8 de Fevereiro de 2022, por isso preparem-se para as mudanças.

O Google está a actualizar a sua interface Gmail para facilitar a colaboração das pessoas em tempo real. A empresa mostrou pela primeira vez este design no ano passado, quando renomeou Rooms para Spaces e a integração Meet/Chat com o Gmail em telemóveis, mas agora estão a lançar a sua nova visão da caixa de entrada que integra todas estas características. Fique atento a todas as últimas novidades tecnológicas no AndroidGeek!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!