Gmail está a receber encriptação do lado do cliente, mas calma.. Não é perfeito

Este é um grande passo para aqueles que estão preocupados com a privacidade online e segurança de dados, pois significa que os seus e-mails serão encriptados com algoritmos padrão da indústria e comprimentos de chave. A funcionalidade será inicialmente apenas acessível aos clientes nos planos Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus, e Education Standard.

O Gmail – um dos maiores, mais populares e amplamente utilizados fornecedores de serviços de correio electrónico – está a dar um importante passo em frente na segurança. A Google anunciou recentemente que iria introduzir a encriptação do lado do cliente para os utilizadores do Gmail nos seus navegadores web, tornando os e-mails enviados através da plataforma ainda mais seguros. Este é um grande passo para aqueles que estão preocupados com a privacidade online e segurança de dados, pois significa que os seus e-mails serão encriptados com algoritmos padrão da indústria e comprimentos de chave.

Gmail está a receber encriptação do lado do cliente, mas calma.. Não é perfeito 1

A funcionalidade será inicialmente apenas acessível aos clientes nos planos Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus, e Education Standard. Isso deixa de fora os utilizadores em níveis mais baixos do Espaço de Trabalho, contas pessoais, e os que estão nos planos G Suite Basic e Business mais antigos que ainda não terão acesso à funcionalidade de segurança melhorada

A Google também disse que a tecnologia de encriptação acabará por ficar disponível noutros serviços dentro da suite de espaço de trabalho Google, incluindo Docs, Sheets, Meet Chat e Slides. No entanto, vai demorar algum tempo até que isto possa ser implementado; por isso, até lá, os utilizadores do Gmail devem certificar-se de que se mantêm seguros, permitindo a verificação em duas etapas das suas contas e utilizando um gestor de senhas para guardar as suas credenciais de login em segurança

Em geral, este novo protocolo de encriptação é uma grande vantagem para os utilizadores do Gmail que procuram reforçar a sua privacidade digital. Embora possa não estar disponível para todos de imediato, é encorajador ver o Google a tomar medidas no sentido de um ambiente on-line mais seguro para os seus utilizadores.

As aplicações Google Workspace são classificadas entre as melhores ferramentas de produtividade do negócio. A suite cobre uma vasta gama de serviços, tais como Slides, que só foi actualizada na semana passada, Docs, Sheets, Meet, Chat, e Gmail. O popular cliente de e-mail está agora a receber encriptação do lado do cliente na web em beta. A empresa diz que a funcionalidade faria o seu caminho para o resto dos seus serviços “num lançamento posterior”.

CSE para Gmail é actualmente apenas acessível aos clientes no Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus, e Education Standard, deixando de fora os utilizadores em níveis inferiores, contas pessoais Google, e os que estão em planos mais antigos de G Suite Basic e Business.

A funcionalidade está desligada por defeito. Os administradores podem activá-la navegando para Segurança & Acesso e controlo de dados & encriptação do lado do cliente a partir da consola Admin.

Aprendemos com uma secção da página de suporte CSE do Google que os administradores das organizações terão grande poder sobre qual indivíduo na empresa tem acesso às chaves, incluindo a capacidade de monitorizar os ficheiros encriptados dos utilizadores. Pelo contrário, a encriptação de ponta a ponta não permite aos administradores visualizar os ficheiros não encriptados dos utilizadores.

O Google esclarece que algumas características como o modo multi-fim, assinaturas, Smart Compose, tradução, e resumos, modo confidencial, etc., não estarão disponíveis com e-mails CSE. Além disso, o CSE no Gmail não permitirá aos utilizadores pesquisar o corpo da mensagem encriptada ou aceder ao conteúdo do texto simples do correio encriptado com add-ons de terceiros.

A página de suporte acima mencionada recomenda a encriptação do lado do cliente para indústrias “altamente regulamentadas”, incluindo o governo, defesa, aeroespacial, ou instituições financeiras. A Google nota também que o CSE já está disponível para os seus outros produtos, nomeadamente Docs, Slides, Folhas, Drive, e Meet. O Calendário tem actualmente a característica em beta.

Os clientes elegíveis podem candidatar-se para experimentar a encriptação beta do lado do cliente do Gmail até 20 de Janeiro de 2023. O CSE também se dirigirá ao Gmail para Android e iOS, mas o Google não ofereceu uma linha temporal para a sua chegada.

Em conclusão, a encriptação do lado do cliente Gmail do Google é um acréscimo bem-vindo ao seu conjunto de ferramentas de produtividade. Embora actualmente só esteja disponível para utilizadores nos níveis Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus, e Education Standard, a eventual implementação da funcionalidade para outros serviços promete ainda mais segurança para os utilizadores. Para todas as últimas notícias e fugas de informação sobre avanços e actualizações tecnológicas como esta, os leitores podem vir ao AndroidGeek para uma cobertura abrangente. Aqui os visitantes têm acesso às notícias mais actualizadas e a uma análise aprofundada das tendências tecnológicas por parte de especialistas na matéria. Explicamos conceitos complexos de forma clara para que os leitores possam tomar decisões informadas sobre as suas vidas digitais. A nossa equipa trabalha arduamente para assegurar que cada artigo seja 100% exacto e imparcial, para que possa confiar em nós como fonte de notícias e informações tecnológicas de confiança.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!