Android Geek
O maior site de Android em Português

O que é o giroscópio de um smartphone e como saber se o vosso smartphone tem?

Muito mais do que poderiam imaginar. Cada um deles é destinado a um propósito completamente diferente, e embora nem todos sejam essenciais, a falta de um deles pode resultar na perda de certas funções interessantes, ou que algumas aplicações não cumpram a sua função como deveriam.

O interior dos nossos smartphones está cheio de sensores. Muito mais do que poderiam imaginar. Cada um deles é destinado a um propósito completamente diferente, e embora nem todos sejam essenciais, a falta de um deles pode resultar na perda de certas funções interessantes, ou que algumas aplicações não cumpram a sua função como deveriam.

O que é o giroscópio de um smartphone e como saber se o vosso smartphone tem? 1

É o caso do giroscópio, um sensor que a grande maioria dos smartphones tem incorporado há anos, mas às vezes vemos alguns modelos que não apresentam este recurso o que causa alguma irritação a que decidiu comprá-lo a pensar que, assim como o resto dos smartphones do mercado, esse sensor fazia parte das suas especificações.

Mas o que é o giroscópio e por que se tornou tão importante? Ainda há muitas dúvidas e confusões sobre esse componente, usado numa infinidade de aplicações que vão desde smartphones até barcos, aviões ou até mesmo mísseis.

O que é e para que serve o giroscópio de um smartphone

Jogo de corrida

Como já disse, apesar de não ser essencial, o giroscópio tornou-se um componente cada vez mais importante nos smartphones modernos, especialmente após a chegada de jogos e aplicações avançadas que fazem uso desse tipo de recursos técnicos. Embora em outros campos possamos encontrar giroscópios mecânicos, no caso dos smartphones este sensor é do tipo eletrónico.

Até há poucos anos, os smartphones só eram capazes de “indicar” a posição ao sistema operativo através do acelerómetro, outro sensor um pouco mais limitado que só pode medir a posição do telefone – horizontal ou vertical -. Com a introdução do giroscópio nos dispositivos e a combinação desse sensor com o acelerómetro, as medições de movimentos e mudanças de posição tornaram-se muito mais precisas graças à adição de novas dimensões de movimento, como a rotação ou voltas do dispositivo, de modo que toda uma gama de possibilidades foi aberta para podermos saber em todos os momentos e de forma exata a posição do smartphone.

O que é o giroscópio de um smartphone e como saber se o vosso smartphone tem? 2

Ao nível técnico, os giroscópios do tipo MEMS – Microelectro Mecânico -, que são os que incluem nos smartphones têm um tamanho de apenas 1-100 micrômetros, funcionam de tal forma que são capazes de detectar mudanças na posição do telefone e converter o movimento num sinal elétrico de baixa corrente que é amplificado e identificado por um microcontrolador, encarregado de enviar o sinal ao sistema operativo para que ele aja de acordo .

Verificar se o seu telefone tem um giroscópio

Giroscópio

Agora que vimos o que é um giroscópio, é muito mais claro por que um sensor capaz de medir com precisão os movimentos do nosso telefone pode ser extremamente útil.

O vosso telefone tem giroscópio? A grande maioria dos smartphones recentes de gama média e gama alta já tem este sensor, embora aqueles mais antigos ou com recursos mais limitados, possam não ter este privilégio.

Ao contrário de outros sensores no dispositivo, o giroscópio está dentro, escondido da vista do utilizador. Por sorte, confirmar é tão simples como instalar uma aplicação que permita conhecer os componentes de um móvel como o CPU-Z, disponível para download gratuito no Google Play.

CPU-Z
CPU-Z
Developer: CPUID
Price: Free+
  • CPU-Z Screenshot
  • CPU-Z Screenshot

Uma vez instalada a aplicação e concedidas as autorizações necessárias, será necessário aceder à secção “Sensores” e, na lista completa de sensores e componentes, procurem aquele em aparece “Giroscópio” ou similar. Também deve aparecer uma série de valores numéricos, que variam quando se move o smartphone de um lado para outro, girando-o ou virando a sua posição.

Os 3 usos mais comuns do giroscópio

Jogos para Android que usam o giroscópio

Para aproveitar as capacidades do giroscópio, o Android oferece aos programadores uma API específica que lhes permite incluir nas suas aplicações funções que fazem uso deste sensor. É por isso que, nos últimos anos, vimos como cada vez mais aplicações contam entre seus requisitos, com a necessidade de o giroscópio estar entre as especificações dos dispositivos.

Há alguns usos que podem ser dados ao giroscópio através de aplicações são os seguintes:

  • Jogos: a grande maioria dos jogos que baseiam sua mecânica nos movimentos do dispositivo. Um bom exemplo é o de jogos de corrida.
  • Realidade aumentada e virtual: a grande maioria das plataformas de realidade virtual e aumentada, como ARCore do Google, eles baseiam a sua operação na monitorização da posição e dos movimentos do dispositivo. É por isso que nenhum smartphone sem giroscópio pode ser compatível com o ARCore, e muito menos executar aplicações de realidade aumentada e aplicações virtuais.
  • Vídeos 360 e fotos panorâmicas: Como no caso dos jogos, algumas aplicações também aproveitam o giroscópio para algumas das suas funções. Facebook ou YouTube, por exemplo, determinam a posição e o movimento do dispositivo através deste sensor quando se trata de reproduzir vídeos em 360 graus, e a grande maioria das aplicações de câmara que incluem a opção de capturar panoramas ou imagens 360, recorrem a esse componente.

Não há dúvida de que este pequeno sensor é muito mais importante do que parece a princípio e é certamente uma pena que nem todos os fabricantes decidam incorporá-lo em todos os dispositivos que compõem o seu catálogo. Felizmente, os smartphones sem giroscópio estão a tornar-se menos comuns, e esperamos que num futuro não muito distante todos os terminais do mercado incluam este sensor entre as suas especificações técnicas.

 

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link