GeForce RTX 3050, pode chegar com uma GPU inesperada

Como já devem ter ouvido, a próxima geração de placas gráficas GeForce está a chegar. Há rumores de que haverá três modelos: a RTX 2080, RTX 2070, e RTX 2060.

Como já devem ter ouvido, a próxima geração de placas gráficas GeForce está a chegar. Há rumores de que haverá três modelos: a RTX 2080, RTX 2070, e RTX 2060. Mas pode haver um quarto modelo: a RTX 3050. Esta placa teria uma GPU diferente dos outros três modelos, muito provavelmente a GTX 1650. Até agora, isto é apenas um rumor, mas é possível que vejamos esta carta na Gamescom na próxima semana. Fiquem atentos!

De acordo com os últimos rumores, a NVIDIA poderia trazer ao mercado uma versão da GeForce RTX 3050 com uma GPU GA107 e um TDP ligeiramente mais baixo do que o modelo actual. Uma inovação que poderia assegurar uma maior disponibilidade do produto nas lojas.

A GeForce RTX 3050 poderia ganhar uma GPU diferente e um TDP mais baixo, de acordo com novos rumores. De acordo com o site alemão Igor’s Lab, a NVIDIA estaria a preparar uma variante da RTX 3050 equipada com uma GPU GA107.

GeForce RTX 3050, pode chegar com uma GPU inesperada 1

O novo rumor na realidade confirma o que tem sido uma possibilidade muito falada nos últimos meses, quando muitos especulavam que o RTX 3050 poderia estrear-se de imediato com uma GPU GA107. Este último tem, de facto, 3072 núcleos CUDA, enquanto que o nível de entrada da solução Ampere fica em 2560. A utilização do GA107 teria sido, portanto, a melhor opção, mas a NVIDIA optou por castrar o GA106, que oferece 3840 unidades na sua forma completa.

A escolha tem provavelmente a ver com lógica de produção e alocação de recursos, a fim de cobrir a procura proveniente dos sectores empresarial e de computadores portáteis. E provavelmente na sequência dessa decisão, a NVIDIA estaria a “cozinhar” um RTX 3050 praticamente idêntico ao actual, mas com uma GPU diferente que deveria acrescentar algo em termos de eficiência de consumo,

De facto, as duas GPUs são “compatíveis com pinos”, pelo que os fabricantes de placas de vídeo não são obrigados a fazer quaisquer alterações ao design, para além da instalação de firmware diferente. Não é claro quando é que a nova variante chegará ao mercado, mas deve ser um processo paralelo com a versão RTX 3050, pelo que não é necessário qualquer comunicado por parte da empresa.

O efeito desta mudança poderia ser uma melhoria na disponibilidade e uma redução nos preços, mas é apenas uma hipótese. Neste momento, o rumor não menciona uma alteração na quantidade de memória, mas nos últimos meses houve rumores de um RTX 3050 de 4 GB que, neste momento, ainda não foi visto.

A GeForce RTX 3050 é uma grande placa gráfica, e parece que a NVIDIA pode estar a trabalhar numa nova versão do produto, que teria um TDP mais baixo. Isto garantiria uma maior disponibilidade do produto nas lojas, o que seria uma óptima notícia para todos os jogadores que procuram comprar um. Fique atento a todas as últimas novidades tecnológicas aqui no AndroidGeek!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!