Android Geek
O maior site de Android em Português

Fortnite para Android não estará disponível na Google Play Store

A Epic Games, criadora do incrivelmente popular jogo de estilo de batalha royale 'Fortnite', anunciou que a versão Android do jogo não estará disponível na Google Play Store. Em vez disso, será distribuída pelo próprio site do programador, confirmou o CEO Tim Sweeney.

A principal razão parece ser financeira. Como na Apple, o Google recebe uma comissão de 30% de cada transação que ocorre na sua loja, seja na compra inicial ou nas compras na aplicação. Em troca dessa comissão, a empresa fornece ao programador da aplicação uma plataforma para distribuir o seu título, alocação de servidores, promoção, fácil acessibilidade e atendimento aos clientes.

Sweeney acredita que a comissão de 30% é desproporcional aos serviços oferecidos ao programador e que a sua fatia de 70% não cobre o custo de desenvolvimento, operação e suporte do jogo. Ao renunciar à Play Store e ao distribuir o jogo através da sua própria loja, a Epic Games vai levar para casa a totalidade de todos os pagamentos feitos através do jogo.

É assim que a empresa opera atualmente nas plataformas Windows e Mac, onde, em vez de usar as populares lojas Steam, Microsoft e Apple, a Epic distribui o jogo através do seu próprio serviço , que pode ser instalado através do seu site. Em plataformas onde isso não é possível, como o Sony PlayStation, ou Microsoft Xbox, Nintendo Switch e Apple iOS, a Epic recorreu a distribuir através das suas respectivas lojas.

Apesar desta estratégia que dificulta um pouco a vida aos jogadores , a Epic Games tem visto um enorme sucesso. Eles ganharam US $ 15 milhões apenas no iOS nas primeiras três semanas de lançamento. E lembrem-se, o Fortnite é completamente grátis para jogar a única coisa que o utilizador pode comprar são adereços cosméticos que são completamente opcionais e não afetam a jogabilidade de qualquer maneira. O jogo global arrecadou mais de US $ 1 mil milhões em todas as plataformas.

O download de aplicações de fontes externas para Android não é um procedimento difícil, mas há algumas repercussões a serem consideradas. A Play Store já está cheia de aplicações falsas que afirmam ser Fortnite e isto apesar das frequentes auditorias do Google. Quando se trata de aplicações fora da loja, não há garantia do que estamos a instalar.

Os utilizadores podem facilmente ser enganados para instalar o "jogo" de uma fonte duvidosa sem saber a verdadeira natureza do apk que estão a instalar no seu telefone. É um problema à espera de acontecer.

Também é preciso pensar sobre os efeitos a longo prazo dessa decisão. Não há dúvida de que a Epic Games teria mais downloads ao colocar o seu jogo na Play Store.

Para o registo, a Epic Games não é má por querer ganhar mais dinheiro; esse é um direito deles. Eles também não devem ser responsabilizados por quaisquer problemas de segurança que possam surgir mais tarde, pois, em última análise, é o utilizador que decide o que acontece no seu telefone. Da mesma forma, nem o Google nem a Apple estão errados em aceitar a comissão de 30% por oferecer os seus serviços. Todas as empresas estão a fazer o que é certo para os seus negócios e como clientes,temos a opção de escolher.

Fonte

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais