Android Geek
O maior site de Android em Português

Falha grave do WhatsApp permite espiar os nossos telefones: atualizem agora

Instalaram spyware através de uma chamada A forma de execução do código que permitia ter os dados dos utilizadores foi realizada por meio de uma chamada através da opção VoIP desta plataforma. O maior problema era que nem era preciso atender para que os invasores injetassem código malicioso nos dispositivos móveis, o que lhes daria acesso aos arquivos enviados e recebidos pela vítima.

Nas últimas horas, as aplicações móveis do WhatsApp foram vítimas de ataques que permitiram roubar dados dos utilizadores para os quais foram direcionados. Isso foi possível devido a uma falha na aplicação que consistia numa vulnerabilidade na função de gravar áudio e vídeo.

Instalaram spyware através de uma chamada

A forma de execução do código que permitia ter os dados dos utilizadores foi realizada por meio de uma chamada através da opção VoIP desta plataforma. O maior problema era que nem era preciso atender para que os invasores injetassem código malicioso nos dispositivos móveis, o que lhes daria acesso aos arquivos enviados e recebidos pela vítima.

É até possível que tenhamos sido vítimas dessa falha do WhatsApp sem saber, isto porque os invasores poderiam apagar os registos de chamadas do nosso smartphone, eliminando o rasto do seu ataque.

Usaram a câmara e o microfone do smartphone

Desinstale este teclado do seu smartphone se não quiser ser espiado

Uma vez que o ataque estivesse concluído, também seria possível ativar as câmaras e fazer gravações de vídeo, e fazer o mesmo com o microfone e as gravações do áudio.

Sabe-se que pelo menos uma organização de segurança, o grupo israelense NSO, fez uso dessa falha da aplicação.

Esta falha do WhatsApp já foi resolvida

O WhatsApp, ciente dessa falha, fez modificações nos seus servidores para que seja impossível replicá-la. Além disso, está a enviar actualizações das suas aplicações  para os utilizadores, portanto, a melhor coisa a fazer é aceder à loja de aplicações que usam (no nosso caso, a Google Play Store) e atualizar o WhatsApp.

E nunca é uma má altura para lembrar que todas as aplicações, e aquelas de mensagens e e-mail em particular, é bom estarem sempre atualizadas.

Atualizar Whatsapp

 

WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger
Developer: WhatsApp Inc.
Price: Free
  • WhatsApp Messenger Screenshot
  • WhatsApp Messenger Screenshot
  • WhatsApp Messenger Screenshot
  • WhatsApp Messenger Screenshot
  • WhatsApp Messenger Screenshot
  • WhatsApp Messenger Screenshot

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais